Destaques Política

Ministério entrega ambulâncias e amplia bases do Samu na região

10 de novembro de 2023

Foto: Arquivo FM.

BELO HORIZONTE – O Ministério da Saúde entregou 47 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Minas, sendo 11 Unidades de Suporte Básico (USB) e 36 para renovação da frota. O governo mineiro anunciou que comprou três helicópteros para o serviço e um deles será destinado para o Sul de Minas.

Na região, Alpinópolis e Monte Santo de Minas vão receber uma USB cada e passam a ter base descentralizada do Samu. Carmo do Rio Claro, Cássia, Delfinópolis, Nova Resende e São Roque de Minas receberam veículos para renovação da frota.

Segundo informações do governo de Minas, as ambulâncias foram doadas pelo Ministério da Saúde e entregues em cerimônia realizada na quinta-feira, 9, no antigo Aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte. O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, recebeu as chaves do secretário da Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

“Estamos chegando com o Samu em 100% dos municípios mineiros. Então, nos próximos meses, todo mineiro vai poder discar 192 e ter acesso a uma ambulância. Além disso, adquirimos três novos helicópteros para o serviço, que logo chegarão para termos também o transporte aéreo com curto tempo de resposta em todos os cantos do nosso vasto estado”, disse Baccheretti.

“Essas estratégias são superimportantes para manter o serviço de urgência e emergência que pega o paciente no momento certo e leva para o lugar certo, melhorando, obviamente, o desfecho, salvando vidas o tempo todo”, declarou.

De acordo com o governo de Minas, o secretário afirmou que a cessão das ambulâncias aos consórcios intermunicipais de Saúde é parte de um esforço conjunto para garantir o funcionamento efetivo dos serviços. “A iniciativa representa um avanço importante para a saúde pública no estado e fortalece o sistema de urgência e emergência em Minas Gerais”, afirmou.

As novas unidades móveis vão atender o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul), Consórcio Intermunicipal de Saúde Nordeste Jequitinhonha (Cisnorje) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun).

O município de Sabará, que possui gestão própria do Samu 192, também receberá uma ambulância de forma direta.

“A SES-MG vai formalizar a transferência dessas ambulâncias aos Consórcios Intermunicipais de Saúde que serão beneficiados e o efetivo funcionamento depende da gestão e cronogramas estabelecidos por eles”, explicou Fábio Baccheretti.

Segundo o governo, o estado investe mensalmente R$ 25,4 milhões para custeio dos serviços do Samu em Minas, que tem 81 Unidades de Suporte Avançado (USA) e 300 Unidades de Suporte Básico (UBS) em operação.

“A chegada das novas ambulâncias vai garantir o acesso rápido e eficiente a serviços de urgência e emergência, buscando qualidade e eficiência no atendimento à população em momentos críticos”, aponta o secretário da Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.