Destaques Geral

Ministério abre 4 vagas no Mais Médicos para Passos, Cássia e Jacuí

3 de julho de 2024

Vagas destinadas para a região serão para ampla concorrência / Foto: Reprodução

CARLOS RENATO

 

PASSOS – Três cidades da região integram os municípios contemplados no último edital do programa Mais Médicos, lançado pelo Ministério da Saúde na segunda-feira, 1º. São duas vagas para Passos, uma para Cássia e outra para Jacuí. Ao todo, foram disponibilizadas 3.184 vagas em cerca de 1,5 mil cidades brasileiras.

Em Passos, uma vaga será reservada para a equipe de Saúde da Família e a outra para equipe de Consultório na Rua. As vagas disponíveis para Cássia e Jacuí são para equipes do Saúde da Família. Os três municípios estão classificados como baixa vulnerabilidades e perfil 3.

Segundo informações do ministério, as inscrições começaram às 7h desta terça-feira, 2, e podem ser feitas até as 18h deste sábado, 6.

Do total de vagas disponibilizadas no edital, 20% são reservadas para grupos étnico-raciais, e 9% para pessoas com deficiência. As vagas para as cidades da região serão destinadas exclusivamente para ampla concorrência.

Conforme o edital, podem participar da seleção os médicos formados em universidades brasileiras ou com diplomas revalidados no Brasil, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM); médicos brasileiros com habilitação para exercer a profissão no exterior; médicos estrangeiros com habilitação para exercer a profissão no exterior.

No caso dos médicos estrangeiros, o Ministério da Saúde exige que o profissional tenha conhecimento em língua portuguesa, além das regras de organização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o edital, todos os candidatos devem estar com a situação regular na esfera criminal da Justiça nos últimos seis meses. No caso dos médicos brasileiros, também é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral.

O governo informou que, com o novo edital, o país terá 28 mil médicos atuando pelo programa.

Mais Médicos

Segundo informações do Ministério da Saúde, o programa “Mais Médicos” é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê a reorganização da oferta de novas vagas de graduação e residência médica, para qualificar a formação desses profissionais.

De acordo com o órgão, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, além de criar condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.

O programa oferece bolsa-formação; ajuda de custo para deslocamento; indenização por exercício das atividades em áreas de difícil; indenização diferenciada para profissional que teve a graduação em medicina financiada pelo Fies; auxílio moradia e alimentação, através das chamadas contrapartidas municipais, pagos diretamente pelo município, que variam de R$ 500 a R$ 3,2 mil, dentre outros benefícios.