Destaques Esporte

Mineirão recebe Choque-Rei na Supercopa do Brasil

13 de janeiro de 2024

Foto: Reprodução

Rafael Marcon

PASSOS – A Supercopa do Brasil tem palco definido! O grande confronto entre Palmeiras e São Paulo, ganhadores do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil na temporada passada, acontece no estádio Governador Valadares Pinto, o Mineirão, em Belo Horizonte. A disputa do título está marcada para o dia 4 de fevereiro, às 16h.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), inicialmente, teve tratativas para levar o duelo ao Maracanã. O pedido, inclusive, teria sido dos próprios clubes competidores. Mas as negociações não avançaram. Inclusive o estádio do Rio de Janeiro passa por reformas e provavelmente não estaria disponível para o confronto.

Outra hipótese seria mandar a partida para São Paulo, mas especificamente na capital, o que facilitaria a logística dos clubes. Porém, o território de São Paulo só comporta clássicos com torcidas únicas. A final é decidida em jogo único, sem mando e, por isso, precisa ter as duas torcidas disponíveis.

O Mineirão, que tem capacidade de 60 mil de público, foi a “escolha ideal” da CBF para o Choque-Rei. Vale lembrar que a decisão não atrapalha o Cruzeiro, acostumado a jogar no estádio. A Raposa tem clássico marcado com o Atlético no mesmo dia, mas na Arena MRV. Ainda sim, a tendência é que a data do clássico seja alterada.

Palmeiras e São Paulo já fizeram algumas finais de Campeonato Paulista, decidiram vaga na Libertadores e na Copa do Brasil (inclusive na última) e competiram ponto a ponto em competições nacionais. Porém, uma final dessa magnitude nunca foi registrada entre as duas equipes.

O Mineirão, por sua vez, é acostumado a receber jogos históricos. Além das diversas e tradicionais finais de Campeonato Mineiro, o estádio recebeu a final da Copa do Brasil de 2000, por exemplo, escrevendo o terceiro título do Cruzeiro neste campeonato, mas a primeira conquistada ‘em casa’. Outra mais recente, foi a conquista do Galo na Libertadores. O time do Atlético comandado por Ronaldinho bateu o Olimpia, do Paraguai, nos pênaltis, com o Mineirão lotado.