Destaques Geral

Minas Gerais registra 974 incêndios no 1º trimestre de 2025

28 de maio de 2025

Em 2024 foram 4.262 incêndios no estado registrados pelo Corpo de Bombeiros / Foto: Reprodução

BELO HORIZONTE – Segundo dados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, no primeiro trimestre deste ano, o estado registrou 974 incêndios, sendo 612 em casas, 203 em prédios comerciais, e 78 em apartamentos.

Em 2024, a corporação contabilizou 4.262 incêndios, sendo 2.593 em casas, 864 em edifícios comerciais, 393 em apartamentos, 25 em escolas, 31 em hospitais, 29 em agências bancárias e 2 em shoppings centers.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a maioria das edificações no Brasil conta com sistemas de proteção que incluem detectores de fumaça nos corredores, extintores de incêndio, mangueiras, hidrantes, portas corta-fogo e alarmes sonoros e visuais.

A corporação aponta ainda que muitos empreendimentos residenciais possuem dois tipos de extintores: um específico para incêndios de classe A (madeira, papel, tecidos e plásticos) e outro para as classes B (gasolina, óleo e álcool) e C (equipamentos elétricos energizados).

Segundo o CBM, as principais causas de incêndios incluem problemas de manutenção, baixa qualidade dos equipamentos, ausência de sistemas adequados de combate ao fogo, além de curtos-circuitos provocados por instalações elétricas malfeitas, fiação antiga ou sobrecarga.

Outros fatores de risco são descuidos com fogões, fósforos, velas e panelas deixadas no fogo; uso inadequado de carregadores de celular, aquecedores, extensões e benjamins; secadoras de roupas e descarte de bitucas de cigarro em locais proibidos.