Ícone do site Folhadamanha

Minas Gerais é o 3° estado em número de superdotados

Os dados são da associação Mensa Brasil / Foto: Reprodução

PASSOS – Minas Gerais tem 284 pessoas que são consideradas com capacidade mental acima da média, os chamados superdotados, sendo o terceiro estado com o maior número no país, segundo a Associação Mensa Brasil. São Paulo, com 1.552, e Rio de Janeiro, com 376, são os únicos estados à frente no ranking.

De acordo com a Mensa, o Brasil registrou a identificação de 3,5 mil brasileiros com superdotação/altas habilidades em todo o país, também conhecidos como “superinteligentes”. Dentre esse número, crianças e adolescentes compõem 25%, totalizando mil indivíduos.

O restante do ranking segue com: Paraná (268), Distrito Federal (211), Rio Grande do Sul (152), Santa Catarina (140), Bahia (11), Goiás (49), Espírito Santo (43), Ceará (41), Pernambuco (34), Mato Grosso (31), Rio Grande do Norte (25), Paraíba (24), Pará (21), Maranhão (15), Mato Grosso do Sul (15), Sergipe (11), Alagoas (10),  Amazonas (9), Piauí (8), Tocantins (6), Rondônia (6), Amapá (2) e Roraima (2).

Estabelecida em 2002, a Associação Mensa Brasil exige como único critério para adesão um QI superior a 98% da população em geral, comprovado por meio de um teste de inteligência reconhecido. No momento, dentre todos os superinteligentes identificados pela associação, 70% estão na faixa etária entre 19 e 36 anos. A seleção ocorre por meio de testes administrados por psicólogos em diversas cidades e estados brasileiros.

A organização lidera, representa e engaja seus membros, com ênfase em três metas principais: 1° – reconhecer e fomentar a inteligência humana em prol da sociedade; 2º – encorajar pesquisas sobre a natureza, atributos e aplicações da inteligência; e 3° – oferecer um ambiente intelectual e socialmente enriquecedor para seus associados.

Sair da versão mobile