Ícone do site Folhadamanha

Milton Nascimento lança álbum

O single 'Outubro' é o primeiro lançamento do álbum 'Milton + esperanza’, em parceria com a cantora Esperanza Spalding / Foto: Divulgação

O cantor Milton Nascimento lançou, na quarta-feira, 15, o primeiro single de seu novo álbum de estúdio. Trata-se de uma regravação de “Outubro”, música de 1968, lançada pela primeira vez  no álbum “Courage”, o segundo da carreira de Bituca e o primeiro gravado nos Estados Unidos. O álbum se chamará “Milton + esperanza” e será uma parceria com a americana Esperanza Spalding.

A faixa é uma parceria de Milton com Fernando Brant. É a música de Bituca mais antiga que integrará a tracklist do álbum “Milton + esperanza”, parceria do brasileiro com a cantora americana Esperanza Spalding.

Em 1974, Milton Nascimento gravou em Los Angeles (Califórnia, EUA) um álbum com o compositor e saxofonista norte-americano Wayne Shorter (1933 – 2023). Lançado em janeiro de 1975, o LP Native dancer amplificou o alcance da música do artista brasileiro ao redor do mundo, sobretudo no universo do jazz.

Decorridos 50 anos, Milton Nascimento – já entronizado como entidade da música brasileira – se une em disco a outro nome do jazz dos Estados Unidos. Gravado em 2023 e programado para ser lançado em 9 de agosto deste ano de 2024, pela gravadora Concord Music Group, o álbum Milton + Esperanza junta o cantor de alma musical mineira a Esperanza Spalding, cantora, compositora e contrabaixista norte-americana de jazz.

O disco totaliza 16 faixas formatadas entre Brasil e Estados Unidos ao longo do ano passado. O repertório inclui cinco composições de Milton. Saudade dos aviões da Panair (Conversando no bar) (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1974) foi regravada com a cantora britãnica Lianne La Havas, o violonista Lula Galvão e os cantores Tim Bernardes e Maria Gadú.

Morro velho (Milton Nascimento, 1967) ganhou o contorno sinfônico da Orquestra Ouro Preto, também presente na faixa Wings from the thought bird, composição inédita de Esperanza. Cais (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1972) está alocada na segunda faixa do disco.

Fora da lavra de Milton, o repertório traz abordagem de Saci (1993), música de Guinga e Paulo César Pinheiro, regravada com participação de Guinga. Paul Simon também figura na lista de convidados do álbum Milton + Esperanza, participando da gravação de música intitulada Um vento passou.

O disco ainda traz releituras de músicas dos Beatles, de Michael Jackson (1958 – 2009) e de Wayne Shorter – A day in the life (John Lennon e Paul McCartney, 1967), Earth song (Michael Jackson, 1995) e When you dream (Wayne Shorter e E. Lee, 1985), respectivamente – entre composições como The music was there, Late september, Get it by now (inédita de Esperanza Spalding), The way you are e Outro planeta. Cantora norte-americana de jazz, Diane Reeves participa da gravação da música de Michael, Earth song.

Entusiasta da música brasileira, Esperanza Spalding já fez conexões com vários artistas do Brasil, já tendo dividido o palco com Milton Nascimento em show apresentado no Rock in Rio 2011. Um ano antes, a artista lançara o álbum Chamber music society (2010) com a participação de Milton na faixa Apple blossom.

Sair da versão mobile