Opinião

MG-050 – Pedágio para a morte Rodovia assassina, até quando?

5 de junho de 2024

Foto: Reprodução

WASHINGTON L. TOMÉ DE SOUSA

 

Em mais um grave acidente de trânsito ocorrido em 03/06/2024, na travessia urbana de Passos, a Rodovia MG-050 registra mais uma morte no seu longo histórico de acidentes graves e fatais que vêm ocorrendo ao longo de todo o seu percurso, desde a criação da  PPP (Parceria Público-Privada), tendo, atualmente, como participantes o Estado de Minas Gerais e a empresa AB Nascentes das Gerais, responsáveis diretos, supostamente, pela segurança de quem transita por essa importante via de transporte e acesso. A vítima, desta vez, foi o agricultor Altair José Capato, conforme noticiado por esta Folha ontem: “Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Altair dirigia uma caminhonete Hilux e, por motivos desconhecidos, atingiu violentamente a traseira de uma carreta que estava parada na rodovia. Segundo o motorista da carreta, ele iria acessar um barracão de uma casa de rações que fica do lado direito onde aconteceu a colisão”.

Em vários artigos postados anteriormente aqui neste espaço, já vínhamos denunciando o descaso com a segurança nesta rodovia tanto por parte do Poder Público, quanto pela empresa concessionária. O acidente acima relatado, independentemente da participação da vítima que morreu, ocorreu porque a carreta que estava à sua frente foi obrigada a ocupar a pista da esquerda e parar ou reduzir a velocidade para convergir à direita, para conseguir acessar a fábrica de ração que se encontra à margem direita da rodovia, pelo que se vê nas reportagens e nos vídeos postados na imprensa e mídias sociais.  E este é apenas um dos inúmeros problemas apresentados ao longo do percurso desta via, que deveriam demandar muito maior atenção por quem a administra e pelo Estado. Pergunta-se: não seria o caso de atuação, também, do Ministério Público, ante a gravidade das estatísticas de acidentes e de mortes que vêm ocorrendo nesta fatídica rodovia?

Por oportuno, reproduzo abaixo trechos de artigos anteriormente publicados sobre o tema.

“Buracos, depressões na pista, remendos, falta de sinalização ou sinalização inadequada e deficiente, obras na pista mal sinalizadas, atrasos recorrentes nos cronogramas de obras, principalmente na criação de terceiras pistas e de duplicação da rodovia… e pedágios e mais pedágios… em que não se nota um padrão de qualidade médio ou superior em todo o seu percurso, se comparado com o de rodovias semelhantes do Estado vizinho (SP), enfim, alguém poderia dizer que estamos falando de uma rodovia qualquer de Minas Gerais, mas , não, estamos transitando pela primeira PPP (Parceria Público-Privada) do Estado, que deveria servir de espelho, de modelo para as demais, sendo uma das principais rodovias de Minas, importante via de interligação interna e com o Estado de São Paulo, transportando pessoas  e escoando mercadorias e riquezas”.

“Um empreendimento de grande porte como o da fábrica da Heineken, gerará impactos consideráveis em diversas áreas, tais como a ambiental, a social, a de logística etc. Quanto a esta última, por exemplo, comenta-se que cerca de 300 caminhões transportando cerveja sairão da fábrica por dia, via rodovia MG 050. Serão caminhões indo e retornando pela mesma via, diuturnamente. A concessionária da rodovia, a Nascentes das Gerais, já foi instada, tanto pelo Estado de Minas quanto pelo Município de Passos a se preparar para tal impacto, fazendo os investimentos necessários na via para suportar tal demanda, a fim de se evitar os já conhecidos gargalos de tráfego nas pistas simples e que já deveriam estar duplicadas? Isso, para se ficar só nesta questão. Sem planejamento prévio, problemas evitáveis surgirão”.

“Após mais uma série de acidentes fatais na MG 050 nos últimos dias, que ceifaram vidas que pagaram para transitar em segurança (e com vida, obviamente)… mas o que encontraram foi um pedágio para a morte, em flagrante descaso demonstrado pela concessionária da via pública e pelo Estado para com a vida de seus usuários:

– “Grave acidente na MG 050 deixa vítimas fatais e grande …”

“Acidente termina em morte na MG-050 – Folha da Manhã…”

“Acidente mata duas pessoas na MG-050 em Passos, MG | Sul de …”

– “Acidente entre dois carros na MG-050 em Itaúna deixa três mortos” 

– Com 110 mortes nos últimos dois anos, MG-050 lidera estatísticas”

– “MG-050 é apontada como mais uma ‘Rodovia da Morte’ em Minas …”

– “Motociclista morre em grave acidente na rodovia MG 050”

– “Rodovia da morte, MG-050 é a mais perigosa no território mineiro”.

Estes são apenas alguns dos 206 mil (sim, pasmem, 206 mil!) títulos encontrados em pesquisa no Google, de reportagens e matérias ligadas  ao ‘pedágio para a morte’, que se paga para transitar na fatídica MG-050.

Por certo, os condutores dos veículos também contribuem para que ocorram acidentes, por imperícia, imprudência ou negligência, mas, até quando essas tragédias anunciadas continuarão a acontecer, sem que aqueles que exploram, administram e são os principais responsáveis pela segurança dos cidadãos e das vias públicas (nesse caso específico, a concessionária AB Nascentes das Gerais e o Estado de Minas Gerais), tomem providências para enfrentar o problema e apresentar soluções que minimizem as mortes e os acidentes? Afinal, paga-se pedágio para transitar pela rodovia em segurança, e não para nela ou por ela morrer.”

Saúde e paz a todos!  

WASHINGTON L. TOMÉ DE SOUSA (Reflexões – @washingtontomedesousa – Youtube e Facebook), advogado, ex-diretor da Justiça do Trabalho em Passos, escreve quinzenalmente, às quartas, nesta coluna