Ícone do site Folhadamanha

‘Mestres do Ar’ estreia na Apple TV+

Produção do Apple TV+ retrata grupo de bombardeio que perdeu 77% dos homens durante a 2ª Guerra Mundial./ Divulgação / Apple TV+.

STREAMING

A Segunda Guerra Mundial parece uma fonte inesgotável de histórias, sendo a mais recente a superprodução em forma de minissérie “Mestres do Ar”, que lançou os dois primeiros episódios na sexta-feira, 26, no Apple TV+. Os outros sete estreiam semanalmente, também às sextas. Baseada no livro homônimo de Donald L. Miller, que será lançado no Brasil pela Bertrand Brasil ainda em janeiro com tradução de Milton Chaves Almeida, e produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks, fala sobre combate aéreo.

É, portanto, um complemento para as séries “Irmãos de Guerra” (Band of Brothers, de 2001) e “O Pacífico” (2010) – também produzidas pela dupla -, que renderam um total de 14 Emmys à HBO, sua casa original, e cobrem a atuação, respectivamente, da Infantaria Paraquedista na Europa e dos fuzileiros navais no Teatro de Operações do Pacífico.

“Mestres do Ar”, criada por John Orloff (roteirista de “Irmãos de Guerra”), destaca a história do 100º Grupo de Bombardeio, cujo objetivo a partir de junho de 1943 era atingir a infraestrutura de guerra alemã, ganhando superioridade aérea sobre a poderosa Luftwaffe e preparando o terreno para a invasão da Normandia no chamado Dia D, dali um ano.

Como o 100º voava seus enormes aviões B-17, com dez homens cada, durante o dia, sem escolta em princípio, o número de baixas era enorme. Em quatro meses, das 36 equipes iniciais, restaram apenas duas. Dos componentes do grupo, 77% foram mortos, feridos ou capturados.

Já que o livro de Miller trata da Oitava Frota Aérea dos Estados Unidos em geral, onde o 100º Grupo estava inserido, Orloff usou mais de 300 fontes, de livros de memórias a reportagens e documentos do governo, para escrever os roteiros. Entre os personagens estão os amigos Gale Cleven (Austin Butler, indicado ao Oscar por “Elvis”, de 2022), conhecido como Buck, e John Egan (Callum Turner), apelidado Bucky. Os dois são unha e carne, mesmo sendo muito diferentes: Buck é sério, e Egan gosta de brincar e beber.

Barry Keoghan (que concorreu ao Oscar de ator coadjuvante por “Os Banshees de Inisherin”, de 2022) é o Tenente Curtis Biddick, um sujeito sem meias-palavras que ajuda Cleven em sua chegada à Inglaterra. Robert Rosenthal (Nate Mann) é um advogado que se torna um dos grandes pilotos da turma. Há também o apoio de terra, como Ken Lemmons (Rafferty Law, filho do ator Jude Law), que aos 19 anos é responsável por reparar e colocar os B-17 avariados em ordem.

A série também inclui os Tuskegee, ou Caudas Vermelhas, que eram aviadores negros em um país ainda segregado. Eles não faziam parte da Oitava Frota Aérea, mas os aviões P-51 Mustang foram fundamentais no eventual sucesso da missão do 100º, quando passaram a escoltar os B-17. Entre os homens destacados estão Alexander Jefferson (Brandon Cook), Robert Daniels (Ncuti Gatwa) e Richard Macon (Josiah Cross).

Sair da versão mobile