Ícone do site Folhadamanha

Mesmo com chuva, Gugu atrai mais de 1 mil foliões

CARNAVAL

O “Bloco do Gugu”, uma homenagem ao Gustavo José Lemos, nasceu no último sábado, 11, às 17h na porta do teatro que leva seu nome. E, mesmo com a forte chuva, os cerca de 1 mil foliões não desistiram de brincar o Carnaval popular que renasceu em Passos. O evento, gratuito, surgiu da parceria entre a Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico e da Associação de Desenvolvimento Cultural Regional de Passos (Adesc Regional). O concurso de fantasia será realizado de forma virtual pela página @blocodogugu no instagram sendo que, os candidatos podem enviar suas fotos para a comissão julgadora decidir sobre a melhor que vai a ganhar premiação de R$500.

De acordo com o fundador da Adesc, Maurílio Romão foi uma verdadeira alegria ver o carnaval popular de Passos renascendo. “Não dá para ficar com saudosismo do carnaval de escola de samba que tinha nas décadas de 1979, 1980 e 1990. Acredito que nossa vocação para esses novos tempos são os blocos. Sou um entusiasta da volta do carnaval em Passos, de maneira planejada para atrair turistas, dar possibilidades atraentes para a população não viajar. Ficamos muito tempo na sombra de ‘pré-carnaval, isolado em um ponto ou outro da cidade. É hora de despertar! Que o carnaval seja uma fonte de alegria, cultura e receita para nossa cidade. Viva! Viva o Bloco do Gugu, vida todos os Blocos”, disse Romão.

O “Bloco do Gugu” surge como forma de reavivar a festa da qual a cidade sempre foi referência em toda a região: o Carnaval de rua. “Tivemos a Bateria da Escola de Samba Passense que fez o trajeto do Teatro até a Praça do Esportivo, onde teve o show com o grupo Divino Samba. O cortejo com a Bateria da Passense e a banda de marchinha seguiram até a Praça do Rosário, em frente à Prefeitura de Passos. No palco o Grupo Recomeçar deu um show e para aqueles que resistiram a festa terminou de volta no Teatro com a Banda Saudade da Zona. A participação do folião é de graça, pode levar o cooler com bebida, refrigerante e água. Nos dois pontos de parada está prevista estrutura para venda de bebidas e comida”, afirmou Romão.

Para o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Denilson Cesar Reis, o evento transcorreu das 17h até meia-noite pelo cortejo estipulado de maneira muito ordeira, sem qualquer incidente. “Nós só vimos alegria, harmonia, muita tranquilidade por parte da organização e dos foliões. Nem mesmo a chuva tirou o brilho da tarde e noite de festividades do bloco. Foi bonito de ver as pessoas felizes, confraternizando e brincando o Carnaval. Quinta-feira, 16, teremos o pré-carnaval ‘Cultura Folia’ na Praça do Rosário, também gratuito e esperamos todos os foliões lá com suas fantasias. Neste dia 16 todos os participantes foram contemplados com a Lei de incentivo à cultura, o Bolsa Artista”, assegurou o Secretário.

O prefeito Diego Oliveira reforçou a necessidade de eventos que a população possa participar de forma gratuita e de qualidade. “Ficou provado desde o pré-reveillon que as festas populares são saudáveis e que precisamos levar arte para todos. Contamos com a presença de todos no ‘Cultura Folia’ na Praça do Rosário, na quinta-feira, 16”, convidou.

Sair da versão mobile