14 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Programa Jovens Mineiros Sustentáveis
Em outubro de 2024, gestores do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realizaram visitas a diversos municípios nas regiões do Vale do Mucuri e Sul de Minas, em Minas Gerais. Desde cidades na divisa com a Bahia, como Umburatiba e Nanuque, até as localidades fronteiriças com São Paulo, na Serra da Mantiqueira, incluindo Jacutinga, Cristina, Paraisópolis e Itanhandu, a equipe buscou fortalecer as atividades de Educação Ambiental promovidas em escolas municipais por meio do programa estadual.
Ações
Ao todo, a comitiva esteve em 11 escolas municipais, envolvendo aproximadamente 300 estudantes diretamente nas ações do JMS. Essas visitas também incluíram reuniões estratégicas com gestores locais e autoridades municipais, onde foram discutidos avanços e melhorias do programa, que tem como objetivo promover práticas sustentáveis e conscientização ambiental nas escolas. Keren Souza Barbosa e Walter Aparecido do Couto, gestores do programa, que destacaram a importância da interação com os alunos para obter um diagnóstico completo do desenvolvimento do JMS, além de aperfeiçoar abordagens pedagógicas. “O JMS agrega qualidade e dinamismo ao ensino da educação ambiental nas escolas, proporcionando um ambiente diversificado e repleto de aprendizado”, disse Karen. Ela frisou, ainda, que a experiência beneficia tanto os municípios quanto os servidores públicos envolvidos.
Impacto
O impacto positivo do programa também foi confirmado por estudantes, como Rhyan Emanuel Cardoso Silva, de 11 anos, aluno da Escola Municipal Maria da Glória Ferraz Zaidan, em Cristina. “O programa me ensinou a reutilizar os resíduos, economizar água e energia e cuidar dos animais”, afirmou Rhyan, que também revelou o desejo de tornar-se biólogo.
Apoio
A Secretária de Educação de Nanuque, Mônica Caldas de Carvalho Oliveira, destacou o valor do programa para o trabalho dos professores. “O material disponibilizado facilita a aplicação dos conteúdos em sala de aula e possibilita a realização de atividades extras”, observou. Ela também enfatizou o apoio oferecido pela Semad aos gestores e professores, fortalecendo o vínculo com os profissionais locais. O Diretor de Educação Ambiental da Semad, Ricardo Cottini, explicou que as visitas permitem entender as diferentes realidades e os desafios enfrentados, sendo essenciais para garantir o sucesso do programa. “A Educação Ambiental é uma ferramenta transformadora que, fundamentada em princípios técnico-científicos e humanistas, busca sensibilizar o público para a ação e solução de problemas locais,” concluiu o diretor.