Desmantamento
As áreas protegidas na Amazônia Legal tiveram em 2023 o menor índice de desmatamento em nove anos, segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgados nesta segunda-feira (22). A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de 9 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão). No ano passado, foram derrubados 386 km² de floresta em terras indígenas e unidades de conservação, área que equivale ao tamanho da cidade de Belo Horizonte.
Planos de Sustentabilidade
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, e o general Tomás Paiva, comandante do Exército Brasileiro, assinaram nesta terça-feira (23/1) um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos relacionados à implementação de planos de sustentabilidade ambiental. A parceria não acarretará nenhum custo extra à corte. O acordo inclui a elaboração de projeto executivo para implantação de uma usina de energia fotovoltaica no tribunal com a consultoria do Exército, que mantém usinas de energia solar em todo o país. Segundo o ministro Barroso, a medida visa a contribuir com a mitigação do aquecimento global por meio do uso de uma energia limpa e sustentável, preocupação que, a seu ver, deve ser de todos. “A mudança climática, o aquecimento global e as emissões de carbono são as grandes questões definidoras do nosso tempo”, afirmou ele. “Todos os países estão preocupados em como enfrentá-las e impedir o aumento da temperatura da Terra. E nós, no STF, também estamos compartilhando dessa preocupação”.
Mudança Climática da Sema
Na manhã desta segunda-feira (22), técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Cdes), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) reuniram-se com o grupo de pesquisadores do programa Cientista Chefe Meio Ambiente da Sema, responsável pelo desenvolvimento dos projetos da Sema, voltados ao tema Mudança Climática. O encontro foi coordenado pelo pesquisador Gabriel Nuto Nóbrega, Professor do Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará (UFC).
De acordo com Nuto, a reunião foi o primeiro passo do segundo ano do projeto Mudanças Climáticas no contexto do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Funcap. Ele informou que aconteceu uma mudança grande na equipe . “Hoje estamos aqui para tratar da proposta de nivelamento e planejamento das atividades que deverão ser cumpridas ao longo desse ano, bem como planejar e estabelecer os cronogramas de entregas”, disse. Ele afirmou ainda que a equipe vai trabalhar para entregar o previsto no escopo do projeto: Plano ABC+CE, Plano Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Plano Bio-clima