30 de setembro de 2023
Foto: Reprodução.
Débora Meira
PASSOS – O médico geriatra que atua em Passos, Matheus Castro, alerta sobre os cuidados com a saúde dos idosos durante o período de calor.
Segundo o profissional, as pessoas da terceira idade podem ser avaliadas de várias maneiras, considerando diversos aspectos físicos e mentais. “Não há uma única medida que determine se um idoso é saudável ou não, mas algumas questões podem ser indicadas, como o estado físico, a saúde mental, o estilo de vida, o controle de doenças crônicas, a boa qualidade de vida e o apoio social que esse idoso recebe”, disse.
De acordo com o geriatra, o envelhecimento é um processo natural e a saúde de um idoso pode variar amplamente de pessoa para pessoa. “O acompanhamento médico regular é fundamental para avaliar e manter a saúde de um idoso, identificar problemas de saúde precocemente e garantir que os cuidados adequados sejam prestados. Além disso, a qualidade de vida e o bem-estar emocional desempenham um papel significativo na definição da saúde de um idoso, não apenas na ausência de doenças”, disse o médico.
Segundo ele, a onda de calor que a região enfrenta pode deixar os idosos mais vulneráveis ao clima por conta da menor capacidade de regular a temperatura corporal, além de problemas de saúde crônicos, do uso de medicamentos, da falta de mobilidade e do isolamento social.
“É importante que os cuidadores e familiares estejam atentos aos idosos durante períodos de calor intenso, garantindo que eles estejam hidratados, frescos e confortáveis, evitando atividades extenuantes ao ar livre durante os dias mais quentes. Também é fundamental que os idosos estejam cientes dos perigos do calor excessivo e saibam como se proteger”, informou.
O médico destacou algumas das principais vacinas que a população mais velha deve tomar. “Influenza (vacina contra a gripe), é recomendada anualmente para todos os idosos, a gripe pode ser grave e a vacina ajuda a prevenir infecções e complicações. Existem duas vacinas pneumocócicas, a Pneumocócica Polissacarídica 23-valente (PPV23) e a Pneumocócica Conjugada 13-valente (PCV13), ambas são recomendadas para idosos, especialmente aqueles com condições médicas crônicas. Tétano, difteria e coqueluche (Tdap ou Td), a vacinação de reforço contra o tétano e a difteria é recomendada a cada 10 anos”, destacou.
Para o geriatra, a prevenção de doenças e a gestão de condições crônicas são essenciais para a saúde dos idosos. “A atenção médica regular, incluindo check-ups e acompanhamento de condições médicas, pode ajudar a identificar problemas precocemente e evitar hospitalizações desnecessárias”, disse Matheus.
O “Dia do Idoso” é celebrado no Brasil neste domingo, 1º. A data comemorativa está normatizada na Lei nº 10.741, aprovada em 2003, e que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com mais de 65 anos no país representam cerca de 10,5% do total da população, de acordo com o último Censo Demográfico de 2022.