Carlos Renato
PASSOS – O Hospital Regional do Câncer (HRC) de Passos promove campanha e ações em prol do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. A médica mastologista Denise Ribeiro Tâme orienta sobre os atendimentos e tratamentos realizados na instituição de saúde.
Segundo a médica, o Outubro Rosa tem por objetivo levar informação de prevenção, acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, com o intuito de diminuir a mortalidade da mulher em decorrência do câncer de mama.
“Com esse objetivo, o HRC e a Santa Casa de Passos participam da ‘Caminhada do Outubro Rosa, contribuímos com o simpósio sobre câncer de mama, juntamente com as Ligas das faculdades Atenas e Uemg”.
A médica lembra que a instituição promoveu palestras nas cidades da região e distribuiu folders com orientações sobre prevenção e rastreamento do câncer de mama. “Toda semana oferecemos ações para as pacientes em tratamento, com café da manhã e decoração em todos os setores”, apontou Denise.
De acordo com a médica, a campanha do Outubro Rosa no HRC conta ainda com a participação do Grupo Dammas – grupo de apoio às mulheres mastectomizadas -, que realiza reuniões semanais às pacientes, com direcionamento de diversos temas, sob a coordenação da equipe multidisciplinar do hospital.
“Ainda no mês de outubro realizamos café da manhã, spa de beleza e várias outras ações e brindes para as pacientes”, destacou.
Conforme ressaltou a médica, as pacientes com diagnóstico de câncer de mama são atendidas pelos médicos mastologistas, oncologistas e cirurgiões plásticos e toda equipe multidisciplinar, que engloba equipe de enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia e assistente social com objetivo de esclarecer, acolher e oferecer o melhor e mais adequado tratamento.
“O tratamento do câncer de mama é realizado com cirurgias oncológicas e reconstrutoras, quimioterapia, radioterapia, hormioterapia e toda assistência multiprofissional integrada a esses tempos do tratamento”, explicou.
“Também realizamos a assistência integrada quando há alta suspeição ao diagnóstico e engloba todas as etapas, incluindo tratamento cirúrgico, reabilitação fisioterápica, assistência nutricional e psicológica e assistência por telemedicina o que possibilita às pacientes maior acesso a equipe do HRC para tirar dúvidas e intercorrências”, ressaltou Denise.
Denise reforça ainda que o HRC também faz parte do programa de “Navegação e Aplicativo Ceci” que assiste as pacientes durante todo tratamento oncológico.
HRC
O Hospital Regional do Câncer de Passos completa 15 anos em dezembro, de dedicação ao tratamento e apoio a pacientes enfrentando a batalha contra o câncer.
Segundo a Santa Casa de Passos, a instituição, que é referência de tratamento na região Sul de Minas Gerais, já tratou mais de 13 mil pacientes, desde a fundação até 2023, se destaca pelo compromisso com a excelência médica e humanização no atendimento.
Conforme a Santa Casa, o projeto do HRC de Passos se tornou uma realidade muito valiosa para a cidade e região. “A idealização do hospital foi uma conquista de toda a comunidade que se uniu para um propósito muito grandioso. Desde sua fundação, o Hospital Regional do Câncer tem desempenhado um papel fundamental na comunidade, oferecendo serviços especializados e avançados para pacientes de mais de 160 cidades”, afirmou.