Ícone do site Folhadamanha

Marinha faz treinamento de fuzileiros no Lago de Furnas

A Força de Fuzileiros da Esquadra, militares da Marinha do Brasil./ Foto: Divulgação.

Rafael Marcon

PASSOS – A Marinha do Brasil inicia nesta terça-feira, 9, treinamento com 1,2 mil fuzileiros navais na região do Lago de Furnas. A atividade, nomeada de Furnas 2023, terá instruções como atividades de adestrados e exercício de multidomínio, que será realizada em ambiente com características ribeirinhas, predominantemente aquático, e ações terrestres e em espaço aéreo. Entre as ações, está a participação em desfile cívico e missa solene em comemoração ao aniversário de Passos, no dia 14.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Marinha, a região de Furnas é propícia para o treinamento militar. “Furnas é uma região que, devido às suas características geográficas, permite a realização de um amplo espectro de atividades de adestramento, que variam desde aquelas relacionadas às Operações de Guerra Naval, passando pelo emprego limitado da força, até às benignas. Além disso, a composição do Lago de Furnas (o Mar de Minas) com a geografia local permite a atuação dos Fuzileiros Navais em um ambiente de multidomínio, que engloba a terra, o ar e, em especial, o “mar” e suas porções territoriais adjacentes”, informa a assessoria.

“Cabe destacar que os Fuzileiros Navais são a parcela da Marinha que atuam do mar para a terra contribuindo com o cumprimento da sua missão em diversos aspectos. Como deixou registrado a Acadêmica Rachel de Queiroz: ‘Fuzileiro é bicho de qualquer água’. O exercício do corrente ano é apenas a terceira edição e está organizado de forma mais robusta e complexa do que as edições anteriores”, informa o setor de comunicação.

Ainda conforme a assessoria, a Marinha tem grande atuação na região. “Além desse exercício, a Marinha possui na região a Delegacia Fluvial de Furnas e uma recém-criada Base Aérea Expedicionária. A Delegacia Fluvial integra o Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário (SSTA) sendo responsável pela Segurança da Navegação, o Ensino Profissional Marítimo e a Prevenção da Poluição Ambiental causada por embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio”, informa.

“A Força de Fuzileiros da Esquadra, principal componente do exercício em questão, prepara e provê Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais para as ações e operações de guerra naval e demais situações de emprego que lhe são afetas. Suas características de pronto emprego, tropa expedicionária e de caráter anfíbio são fundamentais para a atuação, de forma profissional, em um amplo espectro de operações, que contribuem para o cumprimento da missão da Marinha”, informou.

Atividades

Além do treinamento, os militares preparam outras atividades na região. A programação do Furnas 2023 será feita até o dia 23 deste mês:

9 a 12 maio – Exercício Quick Reaction Force (QRF) / Operações de Paz

13 a 15 maio – Ação Cívico Social (Aciso) na cidade de São José da Barra

14 maio – Desfile Cívico e Missa Solene em comemoração ao aniversário de Passos

15 a 16 maio – Demonstrações Operativas

15 a 17 maio – Exercício Interagências

18 a 23 maio – Adestramento de Operações Ribeirinhas A

Sair da versão mobile