15 de maio de 2023
Foto: Divulgação.
BRASÍLIA – A Marinha do Brasil realizou uma ação em São José da Barra no último fim de semana. Segundo informações da Agência Marinha de Notícias, o evento foi promovido durante a Operação Furnas, que começou no dia 9 deste mês e ocorre até 23 de maio no Lago de Furnas. No domingo, a Marinha participou do desfile em comemoração aos 165 anos de Passos.
De acordo com a agência, a ação em São José da Barra foi realizada por meio da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) e a população recebeu atendimento médico, pediátrico e odontológico gratuitos, corte de cabelo, além de vacinação contra a covid e a gripe Influenza. Também foram ministras palestras sobre primeiros socorros, higiene bucal e como ingressar na Marinha.
No evento, a população teve oportunidade de ver de perto diversos meios operativos, apresentação da Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais, apresentações de cães de guerra, entre outras atividades. Para a professora da rede municipal Gabriela Andrade a ação chamou a atenção das crianças. “As crianças estão superanimadas e interessadas em saber mais sobre a Marinha. Acho que vocês plantaram uma semente aqui, que vai ser muito produtiva e, com certeza, colherão muitos frutos, ao longo dos próximos anos”, disse.
De acordo com o capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Glaucio Rodrigues Junior, Comandante do Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais, essa é uma oportunidade importante de atender e se aproximar da população. “A Marinha do Brasil, aproveitando o exercício que está acontecendo na região de Furnas, vem conduzindo esta ação em parceria com a Prefeitura de São José da Barra e a Empresa Eletrobras Furnas, para divulgar o trabalho da MB na região e prestar diversos tipos de serviços sociais à população local”, afirma.
No domingo, em comemoração ao aniversário de 165 anos de Passos, a Banda do Corpo de Fuzileiros, fuzileiros e meios operativos da FFE participaram do desfile.
A Operação Furnas, maior operação da Marinha na região, acontece até o dia 23 de maio, com o efetivo de mais de 1,3 mil fuzileiros navais e com o propósito de possibilitar o treinamento de Unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra e da Força Aeronaval em Operações Ribeirinhas, de Paz e Interagências, em coordenação com o Estado de Minas Gerais e outros órgãos.