Tamiris Figueiredo
CAPITÓLIO – Os Cânions de Capitólio serão interditados para manutenção preventiva neste fim de semana. Segundo informações da prefeitura do município, a ação vai ocorrer nesta sexta-feira, 10, e no sábado, 11, com base em portaria emitida pela Marinha do Brasil e o objetivo é garantir segurança na navegação em dos principais atrativos turísticos da região e do estado.
No dia 8 de janeiro de 2022, o desprendimento de rochas sobre lanchas que estavam nos Cânions de Capitólio deixou dez pessoas mortas e 27 feridas. Desde então, a Marinha, o governo de Minas, a prefeitura da cidade e outros órgãos têm desenvolvido ações para mitigar os riscos de acidentes no local.
De acordo com a administração do município, a atividade de manutenção programada nos cânions será realizada em coordenação com a prefeitura e apoio do Parque Mirante dos Cânions, e tem caráter preventivo, com interdição nos dois dias para a realização de manutenção do atrativo por uma equipe de geólogos. “Contamos com a compreensão e colaboração dos empresários, turistas e população”, informa a prefeitura.
A interdição dos cânions para manutenção preventiva também prevê a avaliação dos atrativos, feita pela equipe de geólogos.
O prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva, afirma que a intervenção é importante para monitorar a estabilidade geológica da área. “Como todos sabem, a gente teve um problema muito sério no ano passado e, de lá para cá, a gente vem tendo monitoramento geológico do local e a gente vai recebendo diversas recomendações, então cabe, não só à Marinha, mas também ao município, a todos os órgãos de Estado seguirem as recomendações”, disse.
De acordo o prefeito, a Marinha solicitou a execução da manutenção preventiva para este fim de semana e, caso a atividade não fosse feita agora, só poderia ser realizada no início de 2024 e os cânions teriam que ficar fechados ao turismo.
“A marinha, sabendo da necessidade do município, do nosso turismo em ter esse atrativo aberto, ela solicitou que essa manutenção fosse feita mais rápido, para que não viesse ter a necessidade de se fechar o atrativo dos Cânions até que fosse feito essa manutenção preventiva”, disse o prefeito.
Na última semana, foi implementada uma nova balização nos cânions, o que tem causado problemas para os marinheiros que trafegam pela região. “A intenção da Marinha e do município é realizar essa manutenção preventiva para remover esse balização o mais rápido possível e preservar vidas e o atrativo principal do município”, disse Cristiano Geraldo.
A intervenção conta com a participação da Marinha, da Câmara e do Parque Mirante dos Cânions. A expectativa é que, após a manutenção, o acesso seja restabelecido sem impacto para a população e visitantes.