PASSOS – A mãe de um bebê de três meses denuncia que o filho morreu após uma sequência de falhas e atrasos no atendimento por parte de órgãos públicos de saúde em Passos. Beatriz Nataly Lopes afirma que buscou ajuda diversas vezes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na Secretaria Municipal de Saúde, mas que o procedimento cirúrgico necessário para o filho, diagnosticado com hérnia inguinal, não foi realizado a tempo. O bebê, Beijamim José da Silva Lopes, morreu em casa na madrugada do último domingo, 5 de outubro.
Segundo Beatriz, Beijamim nasceu na Santa Casa de Passos no dia 3 de julho. Após a alta, a família percebeu a presença de uma hérnia na região da virilha do recém-nascido. A mãe questiona por que o problema não foi identificado antes da alta hospitalar após o parto.
Ela conta que após identificar a hérnia em casa, levou o bebê à UPA de Passos três vezes, buscando o encaminhamento para a Santa Casa, mas ouviu que a cirurgia só seria indicada caso a hérnia “agregasse e avermelhasse”.