Destaques Esporte

Luiz Henrique, do Botafogo, é eleito Rei da América

2 de janeiro de 2025

Luiz Henrique recebeu 128 votos, correspondendo a 52% das escolhas, conquistando o prêmio / Foto: Reprodução

PASSOS – O atacante Luiz Henrique, grande nome do Botafogo nesta temporada, foi consagrado como Rei da América na votação organizada pelo jornal Uruguai El País. O resultado da votação, que contou com a participação de 244 jornalistas de todo o continente, foi divulgado na madrugada desta terça-feira. Luiz Henrique recebeu 128 votos, correspondendo a 52% das escolhas, conquistando o prêmio. 

O segundo lugar ficou com outro destaque alvinegro, o atacante Jefferson Savarino, que obteve 25 votos. A terceira posição foi ocupada pelo colombiano Juan Fernando Quintero, do Racing, com 17 votos. A votação também definiu a seleção ideal do futebol sul-americano, que incluiu sete jogadores do Botafogo, consolidando a equipe como protagonista da temporada. 

Além de Luiz Henrique, os alvinegros que integraram o time ideal foram: John Victor, Alexander Barboza, Alex Telles, Marlon Freitas, Jefferson Savarino e Thiago Almada. O atacante Luiz Henrique recebeu a maior quantidade de votos para a seleção, com 192, seguido pelo zagueiro Barboza, com 181. Entre os destaques do time, também figuraram nomes de outras equipes, como Léo Fernandez, do Peñarol, e Martirena, do Racing . 

O reconhecimento ao Botafogo não se limitou só aos jogadores. O técnico Artur Jorge, que está de saída do clube, foi eleito o melhor treinador da temporada, recebendo 118 votos. Ele superou Gustavo Costas, do Racing, com 31, e Lionel Scaloni, da seleção argentina, que teve 28 votos. 

A temporada de 2024 marca um momento de supremacia do Botafogo no cenário continental, com o clube dominando a eleição promovida pelo El País e consolidando-se como referência no futebol sul-americano, principalmente após as conquistas do Campeonato Brasileiro e da Conmebol Libertadores.