BELO HORIZONTE – O livro Queijos Artesanais de Minas Gerais, produzido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) vai resgatar saberes e valorizar a história da produção de queijos artesanais no estado. Neste mês, a equipe responsável pelo livro visita produtores da região da Canastra.
Segundo informações da Emater, o projeto é desenvolvido com recursos da empresa, por meio de processo de licitação, e a obra deve ser lançada no segundo semestre de 2024.
O livro reúne relatos sobre as tradições, envolvendo as famílias e o modo de fazer os queijos, que ajudarão a contar a história de uma das iguarias mais tradicionais de Minas.
“O objetivo é visitar as 15 regiões do estado caracterizadas como produtoras de queijos artesanais, para conhecermos um pouco da história desses produtores e como o queijo influenciou suas vidas e a região onde ele é produzido”, afirma a coordenadora estadual de Queijos Artesanais da Emater-MG, integrante do grupo responsável pelo livro, Maria Edinice Soares Souza Rodrigues. A equipe do projeto já visitou as regiões produtoras de Alagoa e Mantiqueira de Minas.
Nesta semana, o grupo está na região Campo das Vertentes, colhendo relatos, histórias e fotografando os ambientes das queijarias e paisagens da região. Estes dados serão utilizados para subsidiar o capítulo do livro que fará referência ao Campo das Vertentes. Em novembro, a equipe responsável pelo livro visitará a região da Canastra. As demais regiões serão visitadas em 2024.