Literatura Destaques

Sabrina Moura publica livro de poemas

SEILA MOURA/ Especial

25 de junho de 2021

Aos 37 anos, Sabrina Moura publica seu livro de poemas que retrata sua trajetória de autodescobrimento como artista e como mulher

O livro “Vísceras e sonhos – poemas reunidos”, de Sabrina Moura, tem lançamento marcado para este sábado, 26, às 19h, pelos canais online da Editora Patuá, de São Paulo, em suas redes sociais (Youtube e Facebook). A obra reúne textos que foram escritos pela autora ao longo de sua vida, trazendo desde produções mais antigas, que datam dos anos de 1997 e 1998, quando ela ainda era adolescente, até as inspiradas nos dias atuais. Os textos apresentam características próprias de seu estilo lírico, romântico, profundo. A live de lançamento vai contar com a presença do editor Eduardo Lacerda, da jornalista e professora universitária Adriana Dias e da professora doutora Michelle Lopes.

Alguns poemas são leves como sonhos bons, retratando a simplicidade através do olhar da poeta e descrevem as relações cotidianas e os encontros casuais, onde o apreço pela musicalidade do linguajar simples são evidenciados. Ao retratar sentimentos não tão bons, como o da tristeza oriunda das relações hostis, busca fazê-lo de forma sutil. Seus poemas trazem de forma sensível e bela, rimas que remetem a todo um universo de sensações e imaginação.

O traço literário de Sabrina é marcado pelo lirismo típico da vida do interior e sofre também influência dos diferentes lugares por onde passou, em curtas viagens ou até mesmo pelo tempo vivido no exterior. Como boa mineira que é, inspirou-se nas sensações trazidas pelo diário contato com a natureza de seu estado natal: as serras e o cerrado, as cachoeiras com suas águas cristalinas e cânions deslumbrantes. Em outros tantos momentos, sua inspiração passa pelo mar bravio, ou por um calmo pôr-do-sol em um país distante.

Outros poemas são viscerais, repletos de melancolia, sentimentos bagunçados, questionamentos existenciais, que culminam em uma violência interna, frutos de intensas paixões, encontros e desencontros vividos pela autora.

Os poemas, apesar de escritos em versos livres, alguns textos longos e haicais, apresentam uma preocupação com a qualidade e a musicalidade das rimas. Os poemas reunidos em “Vísceras e sonhos” dão origem a um livro de versos e estrofes, mas acima de tudo, dão vida a um livro de sentimentos.

Uma série de bate-papos e workshops ministrados por Sabrina Moura acontecerá entre os dias 28 e 30 de junho. A programação pode ser acompanhada pelo Instagram (@sab.mou) e Facebook da autora.

Este é um projeto realizado com recursos da Lei 14.016 – Lei Aldir Blanc – Edital LAB 24/2020 – Estado de Minas Gerais. O livro pode ser adquirido no site da editora por R$40.

Sobre a poeta

Sabrina Moura é mineira, nascida em São José da Barra. É formada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de Piracicaba, em Administração de Empresas pela Laney College e Pós-Graduada em Especialização em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo Centro Universitário Senac – Santo Amaro e também em Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Senac Rio. Atualmente estuda Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Escritora desde que se entende por gente, Sabrina é filha de mineira e de nordestino. Da mãe, professora de português e literatura, veio o gosto pela escrita, enquanto o pai inundou seu universo com as cantigas populares e histórias de suas andanças pelo “trecho”, cheio de saudades do seu Nordeste, desde que deixara Alagoas, ainda jovem, em busca de trabalho e de uma vida melhor nos estados do sudeste. De ambos herdou o amor a arte!