Literatura Destaques

Professor de Direito da Uemg lança livro sobre inclusão

9 de novembro de 2021

O professor Moisés Coelho Castro e o livro ‘Inclusão, deficiência e trabalho: normas e ações afirmativas à luz do direito internacional’./ Foto: Divulgação.

O professor do curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos, Moisés Coelho Castro, lançou o livro ‘Inclusão, deficiência e trabalho: normas e ações afirmativas à luz do direito internacional’. A obra foi produzida pela Editora Dialética.

De acordo com Castro, o livro é resultado de suas pesquisas do Mestrado pela Unesp de Franca e trata da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e se apresenta como um dos temas essenciais no universo do movimento de internacionalização das normas de direitos humanos, principalmente, porque trata de um direito com forte repercussão na garantia da dignidade humana e na construção de uma sociedade livre, justa e igualitária para todos.

Questionado sobre o que o levou a pesquisar este tema, Moisés Castro informou que foi a partir da constatação de que a sociedade brasileira está muito distante dos ideais de inclusão da pessoa com deficiência.

“Há milhões de pessoas com deficiência em nosso meio e temos feito muito pouco para que essas pessoas tenham autonomia, dignidade e liberdade plenas. Um dos elementos sociais que mais dignificam o ser um humano é o trabalho. Pelo trabalho, as pessoas conquistam a verdadeira condição humana, como propõe a escritora Hannah Arendt. Trabalho gera bem-estar, consumo, autonomia, realização pessoal. Se as pessoas com deficiência não têm acesso ao trabalho, também, não têm acesso à realização plena de sua humanidade”, disse.

Diante da centralidade do trabalho nas sociedades contemporâneas, a inclusão de uma pessoa com deficiência no mercado profissional é capaz de efetivar sua liberdade, garantindo-lhe autonomia, bem-estar, desenvolvimento e a própria condição humana, valores imprescindíveis ao direito das gentes, em todos os tempos.

O objetivo deste livro é oferecer ao leitor uma abordagem sobre o tema a partir da análise das normas e ações afirmativas brasileiras que visam efetivar o direito de inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho à luz do direito internacional. A obra, em formato físico e também e-book tem 220 páginas pode ser adquirida por R$59,90 no site da loja.editoradialetica.com, pelo Amazon e ainda pela estante virtual.

Sobre o autor

Moisés Coelho Castro é natural de Passos, fez a graduação em Direito pela Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp) encampada pela Uemg. É filho de José Belchior de Castro e de Jacobede Coelho de Castro. Casado com Eliza Mary Moisés Castro, com quem tem os filhos Laila, de 18 anos e Pedro, de 15 anos. Além de professor universitário do curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) unidade de Passos, desde 2015, também é pastor da Igreja Presbiteriana de Passos, há 25 anos. É mestre em Teologia e em Direito, e atua como advogado.