Literatura Destaques

Cabo Juliano lança livro sobre história das ruas de Alpinópolis

14 de dezembro de 2021

Juliano Pereira de Souza vai lançar sua segunda obra, o livro ‘Caminhando pela História – Um Passeio Pelas Ruas’, no próximo dia 15./ Foto: Divulgação.

O historiador, escritor e Policial Militar cabo Juliano Pereira de Souza lançará mais um livro sobre a história da cidade intitulado ‘Caminhando pela História – Um Passeio Pelas Ruas’, remonta a história da cidade através dos nomes das ruas, avenidas, praças e prédios públicos. A cerimônia de lançamento e homenagem aos “Amigos da História” está prevista para o dia 15 de dezembro no Teatro São Paulo, às 19h, onde ocorrerá apresentação de ternos de Congo.

O autor realizou uma minuciosa pesquisa ao longo de 10 anos para apresentar os dados biográficos e genealógicos das personalidades que dão nome às ruas, avenidas, praças e prédios públicos do município de Alpinópolis. Cabo Juliano, como é conhecido na cidade também não se ateve somente em relatar personalidades do passado, procurando reconhecer pessoas ainda vivas que muito fizeram e ainda fazem parte da história de Alpinópolis.

Além de relatar as biografias, o autor descreve primeiramente a história da cidade, desde a pequena Fazenda Ventania, depois arraial de São Sebastião da Ventania até chegar a Alpinópolis. O livro também descreve a história dos Bairros e seus pontos principais, procurando apontar como foi a evolução de cada um deles. Outro atrativo são as fotografias antigas e atuais, que o autor ao longo dos anos adquiriu com várias famílias da cidade e possui um grande arquivo que serve de fonte de pesquisa a vários pesquisadores.

O projeto ganhou apoio e mobilizou vários empresários da cidade e anônimos, os quais contribuíram para que a obra chegasse ao seu estágio final e pudesse chegar às mãos da população. Os livros também vão ser distribuídos pela Prefeitura nas bibliotecas das escolas municipais para que alunos tenham o material como fonte de pesquisa.
O autor também durante a cerimônia realizará homenagens a alguns filhos ilustres da cidade que fizeram e ainda fazem pela cidade de Alpinópolis, engrandecendo nossa cultura local. Parte da renda da venda dos livros será destinada a ações sociais da cidade, o qual o policial militar vem realizando ao lado dos integrantes do 3º pelotão de Alpinópolis.

O autor

Juliano Pereira de Souza, casado, pais de 2 filhos, e mais um a caminho é natural de Alpinópolis, atualmente exerce o cargo de cabo da PMMG, sendo responsável pela Comunicação Organizacional do 3º Pelotão, trabalho que vem sendo feito com muita sabedoria e trouxe resultados satisfatórios a instituição. Porém o autor há mais de dez anos, vem realizando trabalho de pesquisas históricas e genealógicas no município e é um defensor da cultura local intervindo junto às autoridades locais para a perpetuação das tradições e da memória local.