Literatura Destaques

Arceburguense lança ‘No Jardim dos Beija-Flores’

Por Adriana Dias / Redação

20 de novembro de 2021

A obra, primeira de Ademir Carosia , é uma publicação infanto-juvenil que traz um pouco de ficção e uma pitada de fatos reais./ Foto: Divulgação.

Desde a primeira infância que Ademir Carosia tem uma afinidade com os beija-flores. Ele costuma dizer que ‘planta’ beija-flor por onde passa, e, em Arceburgo, onde mora, desenvolveu desde 2005 até 2012 um projeto para que as aves voltassem a povoar o município, uma vez que tinham migrado, em consequência de desmatamento e queimada constantes.

Mais de duas mil plantas, com néctar, de 71 espécies, foram plantadas em cinquenta locais da cidade. Em 2007, uma área de 4.730 m2, usada para descarte de lixo, foi transformada no Bosque dos Pássaros, próximo ao trevo de acesso ao Estado de São Paulo. E, agora, em 12 de novembro Carosia, que já atuou como secretário de Meio Ambiente, lançou o livro ‘No Jardim dos Beija-Flores’.

O lançamento contou com a presença de amigos e familiares e foi realizado no Instituto Histórico e Cultural de Arceburbo, onde o ambientalista e paisagista homenageou parceiros de trabalho e artistas. A obra, primeira do autor, é uma publicação infanto-juvenil com 30 páginas e capa dura que traz um pouco de ficção e uma pitada de fatos reais. Com ilustração de Letícia Lanza e coordenação editorial e projeto gráfico de Karina Ribeiro Bouças, o livro é catalogado pela Câmara Brasileira do Livro e traz nesta primeira edição 500 exemplares.

A história do livro é sobre professores que levam seus alunos aos locais que se tornaram jardim de beija-flores. No processo de aprendizagem, crianças fazem perguntas que possibilitam explicações didáticas e ecológicas. As últimas páginas são dados levantados por Carosia como a quantidade de beija-flores que já foi registrada por ele. Foram 17 espécies fotografadas nos últimos 15 anos a partir do projeto e das ações ambientais, sendo que algumas com registros inéditos em Minas Gerais.

No livro, o autor publicou as fotos destas 17 espécies e seus nomes científicos e populares. Também traz uma quantidade de curiosidades sobre os beija-flores, como dicas de como atrair beija-flores para alguma localidade e cuidar deles para que fiquem e se proliferem.