Destaques Música

Lista dos ‘latinos’ tem 9 do Brasil

19 de setembro de 2023

O brasileiro melhor colocado na seleção da ‘Rolling Stone’, em quarto lugar, é Milton Nascimento./ Foto: Reprodução.

MÚSICA

Como é costume, a Rolling Stone fez uma lista dos maiores álbuns de rock de todos os tempos. Na segunda-feira, 18, porém, a revista se dedicou a fazer uma seleção sul-americana para o que definiu ser um resumo dos “sons do rock and roll da América Latina em seu aspecto mais ambicioso e transcendente”. Dos 50 selecionados, 9 são de autores brasileiros.

O primeiro lugar, porém, ficou com o grupo mexicano Café Tacvba pelo álbum Ré, de 1994. Apesar de não estarmos no topo da lista, há brasileiros ocupando o top 5. Veja, em ordem crescente, os 9 álbuns brasileiros selecionados como os melhores de rock de todos os tempos:

43 – Raul Seixas, Krig-ha Bandolo! (1973)

Raul Seixas é o primeiro brasileiro a aparecer na seleção por Krig-ha Bandolo!, de 1973, álbum que ocupa o 43º lugar na lista.

41 – Rita Lee e Tutti Frutti, Fruto Proibido (1975)

Pouco depois de Raul, aparece Rita Lee com a banda Tutti Frutti por Fruto Proibido, de 1975. A publicação foca em Esse Tal De Roque Enrow e Ovelha Negra para dizer que “esta autoproclamada ovelha negra encontrou a redenção na música até ao fim”, se referindo a Rita.

34 – Os Paralamas do Sucesso, Selvagem? (1986)

Os Paralamas do Sucesso aparecem na 34ª colocação com o disco Selvagem?, lançado um ano após a participação da banda na primeira edição do Rock in Rio.

29 – Los Hermanos, Ventura (2003)

Você realmente não viveu até assistir ao vídeo no YouTube de um pedido de casamento de ‘pombinhos brasileiros’ em shows de Los Hermanos enquanto Último Romance toca”, inicia a revista.

21 – Tribalistas, Tribalistas (2002)

A publicação ressalta que Tribalistas pode “não ser um disco de rock no sentido mais convencional da palavra”, mas descreve os Tribalistas como “o maior supergrupo brasileiro de todos os tempos”.

19 – Roberto Carlos, Em Ritmo de Aventura (1967)

A lista elogia a “era rock and roll” de Roberto Carlos e o destaca como o líder da jovem guarda. Segundo a publicação, Em Ritmo de Aventura, de 1967, é “a resposta sul-americana ao disco Help, dos Beatles”.

17 – Karnak (1995)

A revista chama Karnak, de 1995, de “álbum mais criminosamente subestimado da música latina”. Liderada por André Abujamra, a banda é elogiada por unir ritmos distintos e pela produção de seus shows.

6 – Os Mutantes, Os Mutantes (1968)

Rita Lee aparece novamente na lista, mas, desta vez, na sua era com Os Mutantes. O disco que leva o nome do grupo ocupa o 6º lugar, com a revista destacando a psicodelia do disco e dizendo que o trio formado por Rita, Sérgio Dias e Arnaldo Baptista criou um “delirante país das maravilhas sonoras”.

4 – Milton Nascimento, Clube da Esquina (1972)

Milton Nascimento ocupa a posição brasileira mais alta da lista e chega ao top 5 com Clube da Esquina, de 1972. A revista celebra a reunião de Milton, Lô Borges e outros grandes compositores, que deu nome ao álbum.