Destaques Geral

Licitação para zona azul deve ser lançada em agosto

28 de julho de 2023

Foto: Reprodução.

Ézio Santos

PASSOS – A Prefeitura de Passos deve lançar, no próximo mês, licitação para elaboração de um plano de mobilidade urbana e de contratação de uma empresa para operar o estacionamento rotativo na cidade. A chamada zona azul foi suspensa no final de dezembro do ano passado, depois que a administração rompeu o contrato com a Ti.Mob. A previsão é oferecer 903 vagas em 25 áreas na cidade.

Na última quinta-feira, 27, o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Arlindo Nascimento, disse que a Lei de Mobilidade Urbana, aprovada em 2012, já deveria ter sido colocada em prática desde o início desde ano. Segundo ele, logo após assumir a secretaria, deu início ao processo de licitação para contratar empresa para elaboração do projeto. Nascimento disse que, no máximo em agosto, a licitação deve ser lançada, incluindo a reativação do estacionamento rotativo.

O secretário afirma que, antes do estudo sobre o trânsito, a pasta já iniciou algumas intervenções para melhorar a mobilidade, como a construção de 12 ondulações transversais e 13 travessias elevatórias. “De imediato nós priorizamos a segurança tanto dos motoristas quanto dos pedestres. Do jeito que estava não podia ficar”, disse.

Fizemos um levantamento detalhado dos pontos mais críticos, e mesmo sob algumas críticas, o saldo é positivo, porque, com o passar do tempo, as pessoas vão tendo a noção de que as diversas intervenções são para surtir efeito positivo, mas estamos notando que o resultado está vindo de imediato. O número de veículos está só aumentando, mas até então, a mobilidade em relação às vias centrais e as principais nos bairros estava estagnada”, afirma Nascimento.

De acordo com o secretário, a empresa que ganhar a licitação para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, vai fazer um planejamento para os próximos 30 anos.

“Estamos pensando lá na frente, no crescimento populacional de Passos com a vinda da Heineken e outras empresas. Nem que demore algum tempo, são necessários anéis viários, rodoviários e principalmente avenidas perimetrais para desafogar o intenso fluxo de veículos na área central. Tudo isso faz parte do plano de melhorias do trânsito passense. Os vereadores estão cientes dos nossos objetivos e também vão participar diretamente no planejamento”, afirma.

Segundo Nascimento, não existe na cidade, via de trânsito rápido, com velocidade máxima de 80 km por hora. O secretário também afirma que as vias arteriais, de até 60 km/h, são poucas, e as coletivas, abaixo de 40 km/h, são muitas, mas que a sinalização vertical é precisa ser ampliada. De acordo com Nascimento, um problema a ser resolvido é o trânsito de caminhões e de ônibus, em determinados pontos, que dificultam o fluxo de veículos.

Secretaria prevê 903 vagas de estacionamento em 25 áreas

Ézio Santos

PASSOS – O vice-prefeito e secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Arlindo Nascimento, afirma que a reativação do estacionamento rotativo em Passos deve diminuir o número de veículos na região central, em razão da cobrança de taxa, e promover maior rotatividade no trânsito.

“Temos 903 vagas disponíveis, divididas em 25 áreas e 25 monitores a serem contratados pela empresa concessionária, todos vindos de famílias em situação de vulnerabilidade social e cadastradas na Secretaria de Assistência Social. Além da compra dos créditos através deles e do aplicativo da empresa, a cada 50 vagas, um ponto comercial será credenciado para executar o mesmo serviço”, disse.

De acordo com informações da prefeitura, a administração adquiriu uma máquina para pintura viária, com dois tambores de tinta, de 50 litros de e cores diferentes, mais um recipiente com produto refletivo. Também foi comprado um caminhão com cesto hidráulico para manutenção em semáforos. 

O secretário também afirma que há previsão de instalação de mais semáforos na avenida Comendador Francisco Avelino Maia, um na esquina com a rua Deputado Lourenço de Andrade, um no cruzamento com a rua da Praia, um no início da avenida Arlindo Figueiredo e também um no cruzamento das ruas dos Brandões e Santos Dumont.

“Com a implantação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, começam aparecer os primeiros serviços com resultados altamente positivos”, disse. Os departamentos municipais de Trânsito e de Transportes estão executando suas funções de forma brilhante e parabenizando os servidores das duas pastas. Fora isso tudo, ainda foi colocada em prática, na avenida Dr. Breno Soares Maia, o projeto-piloto sobre a faixa azul ou corredor, exclusivos para motocicletas”.