29 de abril de 2023
É o segundo ataque no local neste ano./ Foto: Divulgação.
Débora Meira
PASSOS – O Porto de Passos foi alvo de vandalismo no último dia 15. Vândalos tentaram quebrar o letreiro “Eu Amo Passos”, instalado pela prefeitura, e uma placa, além de danificar um balanço infantil. Esse é o segundo ataque registrado na região, o primeiro foi em março deste ano.
De acordo com o empresário, Pedro Machado, o local estava mal cuidado desde a construção da Ponte Tristão da Cunha, que liga os municípios de Passos e São João Batista do Glória. “Depois que iniciamos a revitalização da área que carrega o nome de praça “Vivaldo Nascimento Piotto”, os restaurantes relataram alta de mais de 30% no movimento e estão muito otimistas, já fizemos vários registros de lotação máxima de restaurantes e turistas nos fins de semana”, disse.
“Pelo vandalismo no interior da Praça Vivaldo Nascimento Piotto foram visualizados, via câmeras, porém eram, aparentemente, menores e os fatos foram passados às autoridades na cidade. Sobre o vandalismo anterior, onde foram arrancadas sete mudas de árvore de flamboyant, que foram plantadas na região ao lado da Ponte Tristão da Cunha, não se conseguiu identificar o indivíduo”, disse.
Machado, que é responsável pelo porto, afirma que entrou em contato com o vice-prefeito, Arlindo Nascimento, e com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Luiz Alves Souza Júnior, que foram informados sobre as ações de vandalismo.
“Foram propostas algumas medidas de segurança para que esses ataques não ocorram novamente, uma medida contra vândalos sem custos é aumentar o número de turistas. Com fluxo alto os mesmos ficam inibidos com maior circulação de pessoas na área”, afirma o empresário.
Após o primeiro ataque, a Secretaria de Meio Ambiente forneceu novas mudas das árvores e os brinquedos danificados foram restaurados e reforçados. O responsável pelo local destacou que existe um plano de arborização nas proximidades da ponte, para tornar o ambiente mais agradável.
“O Porto de Passos é o acesso mais perto e público, sem nenhuma taxa ou restrição, ao Rio Grande. Fica apenas a sete quilômetros da cidade. Além disso, a área tem alto potencial turístico para receber campeonatos de esportes náuticos, pescaria e viabilidade para passeios, também cria oportunidades de emprego e renda. Além de ser perto de Passos, que é considerada a capital do sudoeste de Minas, ficará no caminho de acesso à maior cervejaria Heineken construída do zero no Brasil, e é caminho de acesso à Serra da Canastra”, afirma Machado.