5 de fevereiro de 2025
Técnico português, de 50 anos, assinou contrato com a Raposa por duas temporadas / Foto: Reprodução
PASSOS – Nesta terça-feira, 4, o Cruzeiro anunciou oficialmente a contratação de Leonardo Jardim como o novo treinador da equipe para a temporada de 2025. Nascido na Venezuela e de nacionalidade portuguesa, Jardim é apenas o sétimo técnico estrangeiro na história da Raposa. Ele assinará vínculo por duas temporadas, até o dezembro de 2026.
Historicamente, os estrangeiros são raridade no comando do Cruzeiro. Para efeito de comparação, o arquirrival Atlético já contou com 16 treinadores nascidos fora do país, mais que o dobro do Cabuloso.
Jardim agora se junta a Nicolás Larcamón, Pepa, Paulo Pezzolano e Paulo Bento na lista de estrangeiros que comandaram a equipe celeste neste século. No século passado, o Cruzeiro teve como treinadores o uruguaio Ricardo Diéz e o argentino Filpo Núñez, que fecham a lista de estrangeiros. Entre eles, apenas Pezzolano conquistou título pela Raposa, sendo o Brasileirão da Série B de 2022.
Agora, o novo comandante da Raposa agiliza seu processo de mudança para o Brasil. Ele deve chegar a Belo Horizonte no sábado, 8, a tempo de acompanhar o Cruzeiro no clássico com o Atlético, domingo, 9, no Mineirão, pela sétima rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro. Junto com ele chegam também os auxiliares Antonio Vieira, José Barros e Diogo Dias.
Leonardo Jardim se destacou como técnico na Europa, principalmente no comando de Olympiacos, Monaco e Sporting. Nos últimos cinco anos esteve à frente de equipes no Oriente Médio.