Um leitor reclamou do som alto no desfile cívico em comemoração ao aniversário de 165 anos de Passos, que aconteceu no último domingo, 14. De acordo com o relato, o volume do som estava excessivo, atrapalhando quem prestigiava o evento.
“É um absurdo a intensidade do som das caixas, no palanque no átrio da matriz, na comemoração do dia da cidade. Acredito ser acima de 140 decibéis (o limite suportável do ouvido do ser humano). Nem com algodão nos ouvidos consigo ficar mais de três minutos em frente ao palanque (cheio de autoridades) e toda comemoração como o dia da cidade e sete de setembro é a mesma coisa. Mesmo porque, há outras caixas de som ao longo da passeata. Espero que nas próximas comemorações, os responsáveis pelo som tenham mais bom senso”, disse o leitor.
Prefeitura encaminha reclamação
De acordo com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, a aparelhagem de som utilizada no Adro da Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos estava calibrada de forma adequada para o evento, com decibel autorizado por lei. Além das fanfarras que tocaram instrumentos, e das vozes das pessoas que se utilizaram do microfone, nenhum outro tipo de som foi utilizado. A Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e também a de Educação, realizadoras do Desfile de 14 de Maio, em comemoração ao aniversário de 165 anos, acredita não ter infringido qualquer lei. Foi uma festa linda e organizada, tendo contado com as presenças das maiores autoridades da cidade (Prefeitura, Câmara Municipal, Igreja Católica), além de convidados ilustres como a Marinha do Brasil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Civil e várias instituições e organizações. Ainda conforme a Secretaria de Educação, o som é colocado em toda a extensão da rua Neca Medeiros para que todos possam acompanhar o evento, nada dentro da ilegalidade.