Leitor

Leitor

10 de julho de 2023

Sonho pelo ralo

O noticiário negativo econômico desta quinta-feira, 29, que fala das desastradas perdas de produtividade do País, queda de emprego na indústria de transformação, e baixo nível de empregos criados com carteira assinada no mês de maio, lembrei da letra do belo samba canto de Ossanha, gravado pela já falecida e extraordinária cantora Elis Regina. Em que nesse trecho da canção, que, diz “vai, vai, vai, não vou, vai, vai, vai, não vou”, cabe muito bem para o que há décadas ocorre no Brasil, como do medíocre crescimento econômico e penúria social. Em que esta Nação, não vai de lugar para lugar nenhum. Exemplos: a divulgação do IBGE, que de 2012 a 2021, a indústria de transformação perdeu 758,6 mil trabalhadores, e, que ainda mantém pífio média salarial como em 2021, de 3 salários mínimos. Também, que o Brasil, num relatório divulgado pelo Instituto for Management Development (IMD) indica que entre 64 países estamos na 61º posição no ranking de produtividade, ou somente na frente de Mongólia, Nova Zelândia e Venezuela. Já no campo da criação de empregos com carteira assinada, a pesquisa do Caged, demonstra que no mês de maio último foram criadas 155,3 mil novas vagas. Porém 44% menor que os 277.7 mil criados no mesmo período de 2022. Ora, há tempos que o nosso País, infelizmente, cria expectativas de que agora vai, mas não vai mesmo… Por que? Fácil de responder. Esse retrocesso reflete ação de governos e políticos retrógrados, lenientes com a corrupção, e que legislam em causa própria tal qual, vivem ao gozo de benefícios ou penduricalhos excrescentes. E a baixa produtividade no qual, empresas tupiniquins precisam de 4 trabalhadores para fazer o mesmo que um americano faz, é fruto do desprezo pela melhora do nível da educação formal dos nossos filhos. E também da vergonha de que quase 100 milhões de brasileiros ainda vivem sem saneamento básico, e até sem serviços de água encanada em seus lares. Ou seja, nosso sonho de fazer parte de um País, de 1º mundo realmente foi pelo ralo…

Paulo Panossian – São Carlos/SP E-mail: paulopanossian@hotmail.com

Seleção canarinho

Tristes tempos estes em que a seleção canarinho, a única pentacampeã mundial de futebol a ostentar orgulhosamente cinco estrelas acima de seu brasão, tem de aguardar por um ano, humilhada de joelhos, a resposta de um técnico italiano para dirigi-la a partir de 2024. Brasil, quem te viu, quem te vê.

J. S. Decol – São Paulo/SP

Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425