Leitor

Leitor

5 de junho de 2023

Confisco

É uma forma de confisco, desde muitos anos, a silenciosa elevação anual da carga tributária via Imposto de Renda (IR). Segundo a Unafisco Nacional, a tabela de IR está defasada em 149,41% e, nem de leve, se cogita correção nem amenização dessa deformação tributária. A carga tributária, sob diversas formas, anualmente consome 153 dias de trabalho da classe operária, o que é uma extorsão. Prevalece a sanha arrecadadora para fazer face à orgia de gastos e da ineficiente inflada máquina pública.

Humberto Schuwartz Soares – Vila Velha/ES

Subversão

A liberação de emendas para obter votações – prática adotada tanto por Bolsonaro como por Lula – é um mecanismo que distorce a essência da representatividade democrática. Ela subverte o propósito de um Congresso que defenda os interesses da Nação, convertendo-o num balcão de negócios. Ao condicionar o apoio político à liberação de verbas, todos os partidos (bolsonaristas inclusive) comprometem a tomada de decisão com base em interesses alheios aos interesses do País. Essa forma de corrupção enfraquece a legitimidade dos representantes eleitos, minando a confiança dos cidadãos na política. É imprescindível coibir essa prática e estabelecer regras mais rígidas para o uso de emendas, de modo a garantir a transparência, a ética e a verdadeira representação do povo.

Luciano de Oliveira e Silva – São Paulo/SP

Agressão a jornalista

A agressão sofrida pela jornalista Delis Ortiz no palácio do Itamaraty, durante entrevista do ditador Nicolás Maduro, se foi praticada por um de seus seguranças, ele deveria ter sido preso e responder por seu ato covarde. E depois aguardar que Maduro solicitasse a extradição de seu lacaio. Se foi um dos nossos, ele deve ser desligado sumariamente tanto pelo perigo a que submeteu a jornalista, com um soco violento no peito, como pela covardia. O primeiro-ministro, Arthur Lira, deve tomar providências, já que ninguém fez o que deveria ter sido feito.

Alvaro Salvi – Santo André/SP

Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425