Ícone do site Folhadamanha

Leitor

A CPI do MST e a reforma agrária

A zelosa mãe romana, Cornélia, confrontada por matronas para exibir suas joias, por não as possuir, apontou para seus filhos Caio e Tibério e disse “essas são as minhas joias (haec ornamenta mea)”. Ficaram os irmãos Graco famosos pelas lutas sociais, principalmente, pela tentativa de implantação de uma reforma agrária em Roma. Na reforma, previa-se o fim dos latifúndios, nas mãos dos ricos, com limitação das áreas de terra; o que excedesse o limite seria destinado aos agricultores pobres. Três pontos a destacar: tudo isso ocorreu no século II, AC; obviamente, por isso, não eram comunistas; também obviamente, foram assassinados. Qualquer semelhança com personagens e fatos atuais no Brasil é mera coincidência.

Raul Moreira Pinto – Passos/MG

Desmatamento

Esse governo gosta de olhar pelo retrovisor. Vamos então relembrar que durante a campanha eleitoral não faltou discurso sobre o desmatamento e que na presidência, esse tema seria combatido com rigidez. Olhando para frente o que vemos é que o desmatamento aumentou substancialmente. E tudo não passou de discurso, as ações não vieram. Isso não incomoda aqueles que criticaram o desmatamento até dezembro de 2022? Por que agora estão calados? Mas infelizmente é assim no Brasil, a cada eleição achamos que daquela caixinha eletrônica sairia o salvador da pátria. Alguém que transformaria o choro em alegria, a miséria em abundância e o atraso em progresso. Em 5 meses de governo, o sonho vem mostrando a dura realidade. Parlamentares sendo comprados, pelo governo que gasta bilhões do dinheiro dos impostos para ver realizado o seu sonho de impor seu projeto de poder.

Izabel Avallone – São Paulo/SP

Afronta

Uma nação como a nossa assistir a Lula receber Maduro é uma afronta ao Estado Democrático de Direito e a todos os princípios de respeito à dignidade da pessoa. O que essa pessoa faz no seu país é digno de indignação. Ministério Público Federal, providências!

Edmar Augusto Monteiro – São Paulo/SP

Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425

Sair da versão mobile