Leitor

Leitor

27 de maio de 2023

Foto: Reprodução

Fanatismo ambiental

A citação de Marina Silva evocando a Deus para justificar o barramento da Petrobras no caso da exploração de petróleo na foz do Amazonas é fanatismo social, religioso e ambiental. Vivo no Amapá há 20 anos e, além da preservação ambiental, salta aos olhos, aqui, a pobreza por falta de alternativas econômicas. Privar um dos Estados mais pobres da Nação de uma fonte de renda, os royalties, isso sim é uma afronta a Deus.
É muito fácil ter este fanatismo ambiental residindo no centro-sul do Brasil. As riquezas econômicas ficam lá, enquanto a preservação ambiental é responsabilidade exclusiva nossa. Não à toa Marina Silva se elegeu por São Paulo, e não pelo Acre.

Márcio Costa Rodrigues – Macapá/AP

Racismo no futebol

Sobre os atos de racismo na Espanha contra o jogador brasileiro Vini Jr., o que os dirigentes de La Liga coniventes com esses vergonhosos e inadmissíveis atos oriundos das arquibancadas fazem para combatê-los é “para inglês ver” – e sentir muita vergonha. Ainda que o técnico Carlo Ancelotti e o presidente do Real Madrid apoiem o craque Vini Jr., vejo pouca atitude dos seus colegas jogadores – negros ou não – de se movimentarem num boicote coletivo negando participarem de outros jogos. Idem para atletas dos outros times.
O campeonato espanhol deveria ser interrompido e o Valência, rebaixado. É o fim dos tempos.

Rodrigo Cezar Pereira – São Paulo/SP

Papai Noel

Depois que o atual juiz da Lava Jato, Eduardo Fernando Appio, que usava o login “LUL22″ para acessar o sistema de Justiça, afiançou que “não há qualquer vínculo ideológico ou partidário (com Lula)”, estou começando a acreditar em Papai Noel.

Vital Romaneli Penha – Jacareí/SP

Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425