Pode nos custar muito
Lula está se achando: critica o dólar como moeda comercial; quer se meter na guerra da Rússia com a Ucrânia sugerindo que a Ucrânia devolva a seu invasor parte do seu território; ataca o Fundo Monetário Internacional (FMI); defende a falida Argentina; e se aproxima da China de forma geopolítica perigosamente. Está dando um tapa na cara de Joe Biden, não tem humildade para se colocar numa posição de neutralidade, um erro que pode nos custar muito.
Roberto Solano – Rio de Janeiro/RJ
Eles vão continuar
A audiência com Flávio Dino na Câmara foi, infelizmente, cercada de ofensas e baixarias entre parlamentares governistas e de oposição. E esse tipo de pressão não deve parar por aí, já que há outros cinco ministros do atual governo convidados para sessões semelhantes no Congresso. Lula não vai ter refresco.
Paulo Panossian – São Carlos/SP
Segurança nas escolas
A par da noticiada correta decisão de aumentar o policiamento escolar para o devido e melhor resguardo de nossas crianças, devemos ter sempre em mente as inexcedíveis definições, respectivamente, do filósofo Cícero e do pai do Direito Penal, Cesare Beccaria: “O maior estímulo para cometer faltas é a esperança da impunidade” e “alguns tribunais oferecem a impunidade àquele que praticou delito grave. Assim, a vileza é mais comum e contagiosa, e sempre mais se propaga. Ademais, o tribunal revela a sua própria incerteza, a fraqueza da aplicação da lei”.
Fernando de Oliveira Geribello – São Paulo/SP
Novo partido
Fundada na Câmara a nova federação partidária PAL, Partido Arthur Lira, com 173 deputados federais, principal força política no Congresso. O lançamento ocorre na ausência do presidente da República e do presidente do Senado, ambos na China.
Paulo Sergio Arisi – Porto Alegre/RS
Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425