4 de dezembro de 2023
Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, Passos tinha (em 21) 29.7% da população nessas condições, o que o coloca na posição 773 de 853 dentre as cidades do estado e na posição 4732 de 5570 dentre as cidades do Brasil. Salário médio aqui, 2 salários. Na região imediata em 15 municípios ocupa a 10a posição. Paga mal. O PIB per capta de R$22.706 é baixo e muito mal distribuído. Na região imediata em 15 municípios ocupa a 10a colocação. Segue sendo estatisticamente, matematicamente e evidentemente terra de coronéis e de privilegiados. E aprofundando.
Ricardo Piantino – Passos/MG E-mail: piantinoricardo@gmail.com
Imprensa pode ser punida por acusações falsas de entrevistados, decide STF. Mais uma vez, o STF adota, lamentavelmente, postura autoritária e antidemocrática. É direito e até mesmo dever da imprensa publicar na íntegra uma entrevista, mesmo que seu conteúdo seja calunioso, desde que ofereça o mesmo espaço para o direito de defesa de quem se sentir caluniado. O princípio do contraditório oferece garantias de que nenhuma decisão será tomada sem que ambas as partes, caluniadores e caluniados, tenham amplo direito de se manifestarem, via réplicas e tréplicas. Esse é o inquestionável papel da imprensa, que não pode ser “manietada”. Sua liberdade e independência devem ser resguardadas por todos, particularmente pelo Supremo.
Maurílio Polizello Junior – Ribeirão Preto/SP
Corrupção não incomoda
Não se trata de Lula achar que Juscelino Filho, ministro das Comunicações seja o seu melhor ministro, depois de tantas denuncias envolvendo o protegido de Davi Alcolumbre. Trata-se sim de sua subserviência ao senador e pouco importa os pecaditos do seu ministro. Com tantos ministérios e tanta gente em volta de Lula, ele tem dificuldade de enxergar a malversação de recursos públicos praticadas e não consegue ver um cidadão com um currículo exemplar. Resumindo, é melhor ser surdo, cego e mudo nesse quesito, deixando a corrupção correr solta.
Izabel Avallone – São Paulo/SP
Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425