Leitor

Leitor

2 de dezembro de 2023

Hamas x Israel

Israel tenta descolar a questão da ocupação com os motivos da guerra. Alega que o objetivo do Hamas é a sua destruição total. Entendo que a pretensão – diga-se, impossível – do Hamas para acabar com o Estado de Israel se justifica por um singelo fato: seria a única maneira de se criar um Estado Palestino, pois ninguém acredita – e por fortíssimas razões – que isso esteja nos planos de Israel.

Raul Moreira Pinto – Passos/MG

Vida com alvos

Viver é a procura a todos instantes de encontrar caminhos para nossos problemas. Suas modalidades são diferenciadas com o avanço existenciais. Vidas sem alvos são barcos navegando sem bussolas. Levantar ao amanhecer sem objetivos a serem alcançados é permanecer sonolentos para as oportunidades que abertura do sol nos oferece.
Acordar para vida é ter em frente alvos definidos. Sabemos que a existência é generosa. Há abundância de munições. Por isto não é necessário ser perfeccionista no primeiro tiro. A vida nos perdoa por errar. É natural treinarmos bastantes até o acerto final no alvo. O que não se permite é a falta de vontade em não querer atirar. Termos armas e sermos marionetes desarmadas amaldiçoando os Napoleões armados nos levam ao súbito fracasso por vivermos sem alvos definidos dentro da existência.
Devemos ter clareza de alvos que a destreza e a certeza do acerto vêm com as tentativas e com os excessos de munições que a vida nos proporciona.
Confesso que sempre tive alvos definidos dentro de minha existência, mas confesso também que nunca fui excelente atirador. Aprendi a buscar na existência os arsenais e as munições e a treinar sem descanso até conseguir acertar meus alvos existenciais. A vontade de atirar e a determinação de atingir os alvos suprimiram minha falta de destreza.
Hoje se flecha está profundamente fixada no centro do alvo é porque compreender que a vida é generosa e que abundancia de munições que ela mim ofereceu fez-me determinado acertadores de alvos.

Juarez Alvarenga – Coqueiral/MG

Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425