6 de abril de 2023
A reforma do ensino médio deve contemplar a questão da disciplina nas salas de aula, além das mudanças óbvias que devem ser implementadas nas questões instrucionais. Os alunos não respeitam mais os professores e tampouco os próprios colegas; eles se comportam como animais irracionais, defendendo suas parcas convicções cooptadas nas redes sociais com violência verbal e física.
Sem ordem não haverá progresso em seu aprendizado. O outrora inspetor de turma, cargo fundamental nas escolas, poderia evitar muitos ataques de alunos desequilibrados e vítimas de bullying. A reforma ficará incompleta sem se considerar a disciplina estudantil.
Mário Negrão Borgonovi – Petrópolis/RJ
A sociedade brasileira acaba de ser apresentada ao humor ácido do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, governador por sete anos, entre 2015 e 2022, do Maranhão, e eleito senador pelo mesmo Estado nas eleições de 2022. Compareceu em 28/3/2023 como convidado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados para satisfazer a curiosidade dos parlamentares sobre atitudes suas nestes três meses à frente da pasta e sobre diretrizes futuras.
Na sessão foram abordados, entre outros temas, as mudanças na política de controle de armas do governo federal, a estratégia adotada pelo poder central após os ataques ocorridos no dia 8 de janeiro e a inédita e estranha visita ao Complexo da Maré, no Rio, reduto do Comando Vermelho, poderosa facção criminosa, no último dia 13 de março.
Ao responder a várias questões, tentou esvaziar sardonicamente as colocações de alguns deputados da oposição e foi considerado por boa parte dos presentes como evasivo sobre as questões mais polêmicas. No geral, é inegável que gerou ressentimentos e criará dificuldades para o encaminhamento de projetos do governo na Câmara. Tudo leva a crer que o convite evoluirá para uma futura convocação formal onde certamente os ânimos estrão mais exaltados. Aguardemos.
Paulo Roberto Gotaç – Rio de Janeiro/RJ
Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425