Ícone do site Folhadamanha

Leitor

thin line military medal icon on white background

A coragem é a primeira…

A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.
Admiro o deputado Marcel Van Hattem e leio seus textos na coluna Opinião deste jornal. Quero apenas fazer uma ressalva no texto de 04.11.2023 com o título “Coragem!”. O deputado atribui a frase citada ao inglês Winston Churchill (1874 – 1965) e há várias menções na internet confirmando a autoria. Pelo que estudei, a frase é de Aristóteles (384 a.C – 322 a.C). Consta que indo morar em Atenas, tornou-se discípulo de Platão. Foi um grande pensador.
Acredito, então, que Winston Churchill, nos seus estudos, aprendeu a frase de Aristóteles ou de alguém que mencionou para ele. Todavia, não importa de quem seja a frase, o que interessa é o que ela diz, o que ela traduz. Ela ensina uma grande lição.
A coragem, na verdade, falta para muita gente, principalmente na política. Temos visto um representante no Senado, no mais alto cargo, mostrando ser, realmente, “extremamente corajoso”. Será verdade, ou apenas está fazendo cena, teatro, para enganar os incautos? Infelizmente, para ajudar a derrotar uma senhora de “inabalável idoneidade”, acabei votando no tal sujeito. Muitos assim agiram. Ele foi eleito. A decepção veio depois. Nunca mais esse sujeito terá o meu voto, nem para porteiro de prédio público!

Professor Luiz Guilherme Winther de Castro – Carmo do Rio Claro/MG E-mail: luizguilhermewintherdecastro@hotmail.com

Ministro da justiça

Nunca em nosso Brasil tivemos ministros do Executivo escolhidos para diferentes pastas de tão pouca qualidade ou melhor qualificação. Hoje, com todo respeito, há algumas exceções. Temos até em pastas importantíssimas, como a de ministro da Justiça, um indicado que, de forma inédita, utiliza a ironia em situações importantes em lugar de se comportar dentro da dignidade exigida para o cargo. Essa postura traz bastante insegurança aos cidadãos que esperam muito mais dessa função.

Leila Elston – Itanhaém/SP

Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425

Sair da versão mobile