Ícone do site Folhadamanha

Leitor

3D speech bubbles symbol on social media icon isolated on pastel background. Comments thread mention or user reply sign with social media. 3d speech bubbles icon vector with shadow render illustration

CPI de 8 de janeiro

Desfaçatez, cinismo, falta de vergonha na cara, cara de pau, ou tudo isso? O senador Humberto Costa, vice-presidente do PT, teve o descaramento de declarar hoje: ‘Lula investirá pesadamente contra CPI do 8 de janeiro’. Primeiro, seria bom esclarecer o que é ‘investirá pesadamente’. Seria investimento em dinheiro? Seria investimento distribuindo cargos? Dizem a boca pequena que o investimento pesado está sendo feito em moeda corrente e, se assim for, deve estar saindo do erário, como no caso do mensalão.

Segundo, de que o ex-presidiário tem medo se já suplantou inúmeros escândalos de corrupção já comprovados por vários juízes, pelo STJ e até – acreditem – pelo STF. O que, como diz uma amiga, ‘me deixaria com o coração em festa e o peito a gargalhar’, e torço para isso, é que ele fique no prejuízo com esse investimento. Certo é que debaixo deste angu tem carne. Como pode esse homem estar na presidência? só a ‘justiça’ explica.

Kleber Pereira Gonçalves – Belo Horizonte/MG

Suspeita de “armação”

O partido de Lula3 é adepto de CPI e, com o palanque da CPI da COVID-19, que propositalmente ignorou prefeitos e governadores onde aconteceram desvios e usos indevidos dos recursos financeiros, foi vital para a sua reeleição. As pacíficas e democráticas manifestações defronte aos quartéis durante 38 dias não condizem com DNA dos integrantes nas destruições em 8 de janeiro nas instalações dos Três Poderes.

Embora alertados pela Abin, todos os órgãos de segurança e possíveis contratempos e a multidão de manifestantes no DF, nada fizeram. Daí deu no que deu. E Lula3, em seguida, fora do DF, num palanque político, leu um longo e detalhado decreto de providências e culpando os manifestantes e o ex-presidente.

O descaso das forças repressoras, o rápido decreto e agora a inquietude com a instalação da CPMI, promovendo o toma-lá-dá-cá com dotações especiais aos congressistas que retirarem a assinatura da lista de adesão. A série de fatores causa forte suspeição de armação que redundaram na gigantesca destruição, culmina com o temor da CPMI esclarecedora que, se a esquerda não tem culpa, fortalecerá ainda a reeleição de Lula4 em 2026.

Humberto Schuwartz Soares – Vila Velha/SP

Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425

Sair da versão mobile