Leitor

Leitor

3 de novembro de 2023

Pífio recuo do desemprego

Como bem previsto pelos analistas econômicos, a atividade produtiva neste segundo semestre de 2023 desacelera. E os números da pesquisa Pnad Continua do IBGE, confirma essa desaceleração, quando divulga o índice de desemprego do trimestre encerrado em setembro, no qual, a população ocupada cresceu apenas 0,1%, ou de 7,7% de desempregados. Já o total de trabalhadores ocupados de 99.8 milhões é um recorde para esse período. A renda média apurada de R$ 2.982, para esse terceiro trimestre cresceu 1,7%, e 4,2% no ano. Já o total da massa salarial atingiu a R$ 293 bilhões. E a população desocupada de 8,3 milhões, recuou em 3,8% (-331 mil pessoas). Porém o IBGE também apurou que falta trabalho para 20 milhões de brasileiros. Já na recém pesquisa da Caged, em setembro indica que foram criados 211,7 mil empregos com carteira assinada. Ou queda de 23,4% em relação ao mesmo período de 2022, em que foram criadas 278 mil novas vagas. E no acumulado dos primeiros 9 meses do ano foram abertas 1,6 milhão vagas de empregos, número esse também menor 26,6% em relação ao mesmo período do ano passado…

Paulo Panossian – São Carlos/SP E-mail: paulopanossian@hotmail.com

Cessar-fogo

Em vez de pedir o distante cessar-fogo na Ucrânia e em Gaza, o presidente Lulinha paz e amor da Silva deveria pedir um imediato cessar-fogo no Rio de Janeiro, na Bahia…

J. S. Decol – São Paulo/SP

Seca na Amazônia

O Brasil e o mundo civilizado esperam alguma resposta do nosso governo sobre o que está acontecendo na Amazônia. A seca histórica e sem precedentes é acompanhada de incêndios criminosos e muitas espécies de animais que já estavam em risco de extinção podem simplesmente deixar de existir com a combinação de seca e queimadas. Não se ouve uma palavra do presidente Lula sobre isso, e a ministra do Meio Ambiente também está em silêncio. O plano oficial do governo brasileiro é permitir o desmatamento ilegal por mais sete anos, e só no longínquo ano de 2030 o País pretende impor o desmatamento zero? O Brasil espera que o sucessor de Lula comece a tomar providências já em 2026.

Mário Barilá Filho – São Paulo/SP

Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425