Ícone do site Folhadamanha

Leitor

Pra dizer adeus

Quando? Quando não queremos dizer. Sabemos difícil, porque primeiro reunidos em família, aniversário do meu neto, quinze anos, data nobre e esperada. Próximos: dezoito, vinte e um. Segundo, estamos comemorando em ‘Tiradentes e São João Del Rey e Bichinho’, escolha dele, e cidades históricas, quantas saudades nos traz. Não aparecemos do nada, aqui, mexe demais com nossa gente, fortes raízes familiares. Aqui não somos mais um na multidão. Por isso, não é um adeus, vou para voltar de onde quer que esteja, e não voltarei sozinho. Nem é bom pensar que este adeus é para valer, que não passarei mais nesse caminho, se não, não terei o que contar, tudo de bom que eu vi e tem nesse lugar. É! Difícil relatar tudo e simplesmente dizer adeus. É difícil dizer adeus quando se quer ficar, e, não é só dizer adeus, a dificuldade é encarar o ‘flashback’ que vem quando deixamos este lugar como: trazer à memória pensamentos, imagens, sensação do passado, lembranças e recordações. Quer saber, melhor ficar com a canção da fantástica ‘banda dos Titãs’ (É cedo ou tarde demais/ Pra dizer adeus/ Pra dizer jamais/ Tarde demais).

Fernando de Miranda Jorge – Jacuí/MG – E-mail: fmjor31@gmail.com

A derrota do Brasil

A técnica de Diniz requer mais tempo, mais treinos de arrumação. A Seleção ainda desentrosada, com Neymar lesionado no primeiro tempo, piorou. Os ‘meninos’ só se conheceram às vésperas dos jogos. Não se entendiam em campo, foram baratas tontas. Daí Uruguai 2, Brasil 0.”

Humberto Schuwartz Soares – Vila Velha/ES

Direito de veto

O direito de veto dado aos membros titulares do Conselho de Segurança da ONU é uma excrescência que permite aos países que o têm manipular as guerras e a paz conforme seus próprios interesses. Em nome de um organismo internacional que realmente lute pela paz e contra as guerras, sua abolição é um imperativo.

Sylvio Belém – Recife/PE

Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425

Sair da versão mobile