10 de outubro de 2023
Aconteceu no Economart. Deve-se pesar frutas e legumes antes de ir no caixa. Na fila, na minha frente, uma senhora tinha escolhido bastante frutas e legumes, ajudei ela tirando do carrinho o que ia ser pesado, colocando ao lado da balança. Ela me agradeceu.
– Obrigada, moço…!
– Eu que agradeço. Não é cada dia , com meus 88 anos (e coração “remendado” pelo SUS desde 1995) que alguém me chama de moço! Obrigado mesmo !
Pierre Bedouch – Passos/MG E-mail: p.bedouch@uol.com.br
O PL dos Planos de Saude tramita no Congresso há cerca de 17 anos e cerca de 270 projetos foram anexados à primeira proposta sobre o tema. Somente no mês passado, o relator, deputado Duarte Jr (PSD-MA) apresentou o texto do relatório, que estabelece uma regra para reajuste de planos coletivos que atualmente é feito a critério da operadora. A expectativa é de que o tema seja votado ainda este ano. Prestem atenção há quanto tempo esse PL está parado, 17 anos. Enquanto isso as operadoras estão milionárias, pois concedem reajustes abusivos sem que ninguém faça nada. Infelizmente, o lobby dos usuários dos planos de saúde é fraco e quem deveria ajudar os pagadores de planos sao exatamente aqueles que não precisam pagar pelo plano. Isso explica a morosidade desse PL. Não há interesse em fiscalizar e ver de perto o horror que é pagar um plano de saúde caro e o limite de uso além dos cortes de laboratórios, hospitais e clínicas médicas.
Izabel Avallone – São Paulo/SP
A ignorância, a covardia e o fanatismo estão dizimando o mundo livre e civilizado. É preciso que os países livres e democráticos, que amam a vida e a liberdade, se unam numa única voz contra esta barbaridade praticada por assassinos contumazes, financiados por outros não menos criminosos, malfeitores fanáticos, terroristas. O Brasil acerta condenando o ataque do Hamas a Israel. Londres e outros países também o fizeram, deixando claro que Israel tem o direito de se defender. Que Israel o faça com energia.
David Zylbergeld Neto – São Paulo/SP
Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425