PEC da Anistia
A Câmara dos Deputados deveria votar ontem uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite o perdão – vou repetir, perdão – de R$ 23 bilhões de débitos de partidos políticos por não cumprirem as cotas de candidaturas de mulheres e negros nas eleições. Entre outras coisas, é por isso que não se consegue desenvolver o Brasil, gerar empregos, distribuir melhor a renda, investir em educação, saúde, segurança, etc. Os deputados vão aprovar a proposta, não há dúvida. E, se o presidente da República não sancioná-la, não governa mais. É assim que funcionam as coisas na política no País.
Panayotis Poulis – Rio de Janeiro/RJ
A torcida da ministra
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, divulgou um exultante vídeo a bordo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que a levou a São Paulo para assistir ao jogo final da Copa do Brasil, no estádio do Morumbi. Segundo a encantada irmã de Marielle Franco, flamenguista, o objeto da viagem foi assinar um protocolo de intenções com o presidente da CBF para combater o racismo no esporte. Então tá, né? Do protocolo ninguém sabe, ninguém viu. O que se viu foi a fascinada ministra, feliz no pódio dos vencedores, envolvida em festiva fumaça branca, sob uma não menos festiva tempestade de papel fragmentado, no momento da premiação dos campeões. Uma farra institucional que passou longe das vítimas do racismo no esporte.
Celso David de Oliveira – Rio de Janeiro/RJ
Poluição sonora
Órgãos de trânsito, fiscalização e segurança dos municípios, bem como policiais, deveriam impedir a circulação de veículos (principalmente motocicletas) sem descarga ou adulterada, pois causa gravíssima poluição sonora prejudicial ao sono e à saúde da população, principalmente à noite, afetando idosos, crianças, autistas e animais. Recomenda-se à autoridade competência, zelo, responsabilidade, consciência de cidadania ambiental e cumprimento da obrigação por parte de “servidores públicos” sustentados pelo povo.
Edivan Batista Carvalho – São Paulo/SP
Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425