Ícone do site Folhadamanha

Leitor

É covarde quem anda armado?

O atual mandatário chama de covarde quem anda com arma de fogo, mas seus seguranças as usam, ou carregam estilingues? Disse que usava uma “garruchinha 22” lá onde morava. Sem balas!
Já afirmou que se não fossem as urnas eletrônicas, jamais ganharia uma eleição. É preciso interpretar! O que quis dizer, hein !?
Sua fala na África, sobre o trabalho escravo, é uma questão de interpretação. Eu entendi o que ele quis dizer, ele apenas não soube dizer, falta-lhe cultura. O trabalho, infelizmente escravo, ajudou a construir o Brasil. Tivemos um barão negro do Império, Francisco Paulo de Almeida, nascido mineiro em 1826, em Lagoa Dourada. Teve mais de 1.000 escravos. Tinha o título de Barão de Guaraciaba, dado pela Princesa Isabel. O mestiço Francisco Félix de Souza, com história indefinida, cheia de fatos desencontrados, apesar de ser de origem negra, foi traficante de escravos. Em Minas, negros libertados tinham escravos e eram cruéis. Só os brancos traficaram?
Há quem o considere o melhor presidente que já tivemos e ainda: um estadista! Estadista do crime, aí eu concordo! Afinal, foi condenado por juízes das três instâncias, com provas robustas. Qual a razão de envolvidos devolverem cerca de R$5 bilhões aos cofres públicos? Segundo se sabe, seriam R$22 bilhões a longo prazo. Quando solto, o dr. Luiz Flux, presidente do STF, na época, disse:”- A anulação formal da Lava Jato não anula a corrupção.” E agora?

Professor Luiz Guilherme Winther de Castro – Carmo do Rio Claro/MG – E-mail: luizguilhermewintherdecastro@hotmail.com

Vergonhosa reforma

Deputados alteram Código Eleitoral e fragilizam a prestação de contas. Nossos deputados federais trabalharam incansavelmente para passar uma suposta reforma eleitoral do tipo liberou geral! O objetivo é diminuir as punições para os infratores; flexibilizar as prestações de contas das campanhas eleitorais; além de dar um jeitinho para avançar nos recursos das campanhas de mulheres e pessoas negras. Como se percebe, continuamos sendo governados pelos mesmos coronéis de sempre. Estes apenas se mudaram para Brasília e estão usando o voto para conseguir o que querem. Danem-se as conquistas populares para moralizar a política.

Omar El Seoud – São Paulo/SP

Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425

Sair da versão mobile