Leitor

Leitor

18 de agosto de 2023

Peso da economia mineira

Muito bonita a fala do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, em sua entrevista a um jornal de Belo Horizonte. Porém, discordo quando ele fala que o Rio é líder em produção de petróleo e gás, sendo que em nenhuma Constituição está escrito que o alto-mar pertence aos estados litorâneos e sim à União. Por isso, sempre digo que Minas Gerais é a segunda economia do país e não a terceira. Eles citam essa produção como se fosse em terras firmes fluminenses, sendo que é a mais de 200 Km da costa. E essa produção deveria ser dividida em partes iguais para todos os estados, o que não vem acontecendo. O IBGE precisa parar de camuflar número do PIB dos estados em relação ao petróleo. O Rio também não é o segundo mercado consumidor do Brasil nem o maior produtor de aço. Minas Gerais tem 4,6 milhões de habitantes a mais que o Rio, é o segundo mercado consumidor do país e também é líder na produção de aço, além de termos matéria prima em abundância, o minério de ferro que abastece siderúrgicas do Rio, Espírito Santo e São Paulo.”

Ivan Silva – Itabira/MG

O tempo todo

Esta frase explica muito bem o que vem acontecendo no Brasil nos últimos dias: ‘Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo.’ (Abraham Lincoln). Tem gente passando por maus bocados por ter imaginado que conseguia enganar todos por todo o tempo, mas deu com os burros n´água, não conseguiu enganar a Polícia Federal. Eu gostaria de saber o que passa hoje pela cabeça dos pastores que ontem punham a mão no fogo por essa turminha que está em maus lençóis por ter praticado um montão de ilicitudes. Não pare PF!”

Jeovah Ferreira – Taquari/DF

Austeridade fiscal

O problema da Argentina é a recusa em implementar medidas de austeridade fiscal. O país tradicionalmente gasta mais do que arrecada. Para financiar os gastos, o governo literalmente imprime dinheiro. Não há candidato à presidência da República que resolva esse problema crônico sem o apoio da sociedade argentina e do Congresso.

Willian Martins – Guararema/SP

Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425