Ícone do site Folhadamanha

Leitor

Invasão em Pernambuco

Quando a sociedade imaginava que a tática deletéria do MST já pertencesse ao passado, é tomada de apreensão pelas novas investidas realizadas pela organização, com as mesmas características de sempre. O grupo invadiu um importante centro de pesquisas da Embrapa dedicado à realização de experimentos de produção em ambientes com escassez de água – de indiscutível importância, posto que consideráveis regiões agrícolas do País operam neste regime climático e outras enfrentam periodicamente sérias estiagens. Ações semelhantes levadas a cabo anteriormente colocaram o Planalto em situação complicada e provocaram a instalação da CPI correspondente na Câmara dos Deputados. O que mais preocupa, no entanto, é que lideranças do movimento afirmaram que a presente iniciativa se dá em protesto ao governo Lula da Silva, por não ter destinado áreas para o assentamento de famílias acampadas na região, o que pressupõe a existência de ambiente de conivência oficial com os métodos adotados.

Paulo Roberto Gotaç – Rio de Janeiro/RJ

Desprotegidos

Há cerca de três semanas eu e uma funcionária ficamos reféns, dentro de casa, de quatro jovens armados. Eles apontavam as armas para nossa cabeça ameaçando fazer roleta-russa. Momentos de puro terror. Ouvir, agora, os ministros dos Direitos Humanos e da Justiça saírem em defesa de criminosos não só produz em mim uma revolta difícil de expressar, mas, sobretudo, faz com que me sinta privada do direito de ser protegida por um Estado cujo governo prioriza a defesa de criminosos e deixa o restante da população à mercê deles.

Eliana M. D. de Almeida Prado -São Paulo/SP

Protesto

Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, a invasão do MST foi apenas um protesto. Seguindo essa linha de raciocínio, quando um ladrão invadir sua casa é simplesmente um protesto.

Vital Romaneli Penha – Jacareí/SP

Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425

Sair da versão mobile