Leitor

Leitor

17 de julho de 2023

Garis na Controladoria 

Os garis da varrição já recebem a insalubridade devida o que significa que, desde que cobrada a verba trabalhista por meio de denúncia, passaram a receber.
Em apenas 3 meses foram mais de R$1.500,00 pra cada trabalhador e pra cada trabalhadora da varrição.
Uma vitória expressiva da categoria.
Foi-me enviado no domingo à noite (9) um material elaborado pela Controladoria do município, por meio do vereador Mauricio Antonio da Silva, líder do prefeito, sobre a situação, mas não identifiquei nos documentos enviados um “parecer” e sim um mero ofício de encaminhamento com a conveção coletiva da categoria anexa, com alguns contracheques atualizados com a insalubridade e horas-extra. Nada mais.
Foi oficiada por mim, então, dia 12, a Controladoria para que este órgão de controle interno da Prefeitura Municipal de Passos emita um parecer amplo e concreto sobre a questão dos garis.
Após o primeiro oficio resta agora levantar o relativo ao período anterior, que vai da contratação destes trabalhadores e trabalhadoras até o efetivo início do pagamento destas verbas a eles.
E, se for devido, já que atualmente passaram a pagar a insalubridade, observar as responsabilidades, ver cada caso, um a um, para os supostos retroativos da insalubridade e de possíveis horas-extra dos últimos 4 anos.

Ricardo Piantino – Passos/MG

Sinal perigoso

A deflação apresentada pelo Brasil pode representar um sinal perigoso para a economia. Quando os preços caem de forma contínua e generalizada, os consumidores adiam suas compras na expectativa de preços ainda mais baixos, o que reduz a demanda e desencadeia um ciclo de queda na produção e no emprego. Empresas também são afetadas, com margens de lucro reduzidas e dificuldades para pagar dívidas. O desafio para as autoridades econômicas é evitar que a deflação se torne um problema crônico, pois pode levar a uma recessão prolongada.

Luciano de Oliveira e Silva – São Paulo/SP

Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425