Sentimentos dos antivacinas
Notícias oficiais dão conta que o Brasil nunca teve coberturas vacinais tão reduzidas. As causas não me parecem de difícil constatação: ideologia, que por sua vez alimenta infundada, mas proposital, desconfiança seletiva na Ciência, e até mesmo a Religião, ao vender a ideia de que se terá proteção contra os males das doenças pelas mãos do Divino; acresça-se a elas o egoísmo.
A pouco se noticiou a morte de 5 bebês recém nascidos, infectados com superbactérias. Será que os pais dessas crianças, como se comportam alguns em relação às vacinas, titubearam em aceitar antibióticos de última geração? Hoje, a simples locomoção depende da Ciência; se uma placa eletrônica do carro se queimar, não anda mais. E todos nós confiamos no funcionamento; melhor, na tecnologia que o torna possível. Sob qualquer aspecto que se veja o comportamento dos antivacinas, não se saem bem na foto.
Com efeito, se chega às raias da criminalidade invocar razões ideológicas para levantar suspeitas sobre medicamentos; não menos aterrorizante é sustentar a dispensa da Medicina em função da atuação de Deus. Talvez a mais feia das causas seja o egoísmo. Como não se têm relatos sobre a ineficácia ou nocividade das vacinas (até os há; escondidos nas redes sociais pelo vil anonimato), fica a expectativa alta e válida de que não se vai contaminar porque os outros já se protegeram dos males e, por isso, não vai os disseminar. Sob todos os aspectos, se desqualificam moralmente os defensores da antivacina (se não foi agravado o comportamento pela oculta vacinação…).
Raul Moreira Pinto – Passos – MG
O amor é a fonte da paz
Quando um ser humano abre os seus olhos para o amor, o seu corpo e mente desejarão formar relações multidimensionais no universo. Assim, essa pessoa aprenderia a ordem da natureza a partir das folhas caídas com o vento de outono; e sorriria para si mesma desejando, mesmo, ser o botão de uma flor para poder apreciar a sua beleza, desabrochando num jardim na primavera. (Bênção e Família Ideal. 376) S.M.Moon
Aparecida Baldini – Passos/MG E-mail: vovobaldini@hotmail.com