Vinícius Borges
PASSOS – O projeto Laboratório de Tecnologias em Biomecânica e Biofotônica (LaBioTec), que funciona no bloco 5 da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Passos, espera realizar cerca de 100 atendimentos clínicos em 2025.
O projeto foi desenvolvido por meio do financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e realiza tratamentos e técnicas de diagnóstico para pacientes do município e região com problemas como dores nas costas, por exemplo.
De acordo com a professora de Biomecânica e Cinesiologia da Uemg Fernanda Rossi Paolillo, o primeiro projeto com apoio da Fapemig foi aprovado em 2022 e o segundo em 2023, com a Uemg disponibilizando o espaço físico em 2024. Segundo Fernanda, o laboratório atende pessoas com idade entre 20 e 90 anos e os interessados podem entrar em contato pelo e-mail fer.nanda.rp@hotmail.com.
“Quando acabou a pandemia e a Uemg voltou para as atividades presenciais, submeti propostas para a Fapemig. Vários são os projetos financiados pela Fapemig sob minha coordenação, sendo que um deles beneficiou mais de 100 pessoas com dores nas costas, no qual foram utilizados diversos tratamentos com equipamentos inovadores de laser e terapia combinada. A luz vermelha e infravermelha, combinadas com ultrassom ou ventosa ou roller massageador, potencializaram o tratamento, o que gerou a redução da dor nas costas e aumento da flexibilidade, resultando em melhor qualidade de vida. Isto ocorreu, pois as tecnologias utilizadas promovem efeito analgésico e anti-inflamatório, além de relaxar a musculatura”, disse a professora.
“O outro projeto financiado pela Fapemig está em fase de desenvolvimento e busca realizar vários exames clínicos com modernos equipamentos de avaliação biomecânica e fisiológica em adultos jovens, adultos de meia idade e idosos para determinar a prevalência e fatores de risco da sarcopenia (perda da força, massa e qualidade muscular), o que impacta no declínio da funcionalidade dos idosos”, aponta.
“Com estes projetos aprovados, foi criado o Laboratório de Tecnologias em Biomecânica e Biofotônica (LaBioTec) para atender gratuitamente a comunidade de Passos e região, buscando solucionar problemas de saúde relevantes na sociedade”, afirma Fernanda.
Segundo ela, essas pesquisas científicas e tecnológicas possibilitam a formação com qualidade de alunos de graduação e pós-graduação e com vários destes alunos bolsistas de iniciação científica e mestrado desenvolvendo os projetos.
Fernanda afirma que biomecânica é o estudo do movimento humano através das leis da física, em especial a mecânica, e utiliza várias tecnologias para avaliação física, propiciando o diagnóstico e acompanhamento clínico, por exemplo, plataforma de força, baropodometria, eletromiografia, dinamometria e acelerômetro.
Enquanto a biofotônica é uma área da óptica que estuda os fenômenos envolvidos na interação da luz com o tecido biológico, propiciando tanto o diagnóstico quanto o tratamento com luz, por exemplo, os tratamentos com laser e os equipamentos de diagnóstico, como a termografia que avalia a temperatura e fluxo sanguíneo e a espectroscopia por infravermelho próximo, que avalia a oxigenação muscular e cerebral.
Segundo ela, recentemente, outro projeto foi aprovado pela Fapemig e novos equipamentos serão adquiridos para cicatrização de feridas, entre outros tratamentos.
“A ideia desse projeto foi trazer para Minas Gerais o conhecimento que adquiri durante o mestrado, doutorado e pós-doutorado que realizei na cidade de São Carlos, na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)”, afirma.
O LaBioTec tem área construída de 49 m², ambiente climatizado e com acessibilidade. Possui macas, esteira ergométrica, sistema de suspensão corporal, equipamento de laser pontual portátil, equipamentos de lasers de terapia combinada com sistema mecânico (laser, ultrassom, laser, vacuoterapia e laser e roller), espectrofotômetro por infravermelho próximo (Nirs), termografia, algômetro/dinamômetro isométrico portátil, baropodômetro e plataforma de força.
O laboratório também conta com sistema óptico de salto, kit de fotocélulas, eletromiógrafo (Emg) acelerômetro, monofilamentos para teste de sensibilidade, ultrassom portátil para composição corporal, ultrassom portátil 3 em 1 linear e convexo com doppler, balança com estadiômetro, aparelhos de medir pressão, cardiofrequencímetro, sensores de velocidade e distância, adipômetro digital, bioimpedância, kit de luz de reação, dinamômetro de preensão.
Fotos: Reprodução