Destaques Geral

Justiça indefere candidatura de Thiago Câmara em Guapé

12 de setembro de 2024

FOTO: REPRODUÇÃO

GUAPÉ – A Justiça Eleitoral determinou o indeferimento da candidatura de Thiago Câmara, da Federação PSDB/Cidadania, que disputa o cargo de prefeito de Guapé pela coligação “Vamos Retomar o Controle.

A decisão veio após uma ação impetrada por Pedro Luís Simões, candidato da coligação “Confiança e Compromisso com a Verdadeira Renovação”, que alegou irregularidades no processo de candidatura de Thiago, além do Ministério Público Eleitoral, que requereu o indeferimento do registro de candidatura em razão da cassação do mandato de vereador pela Câmara do município.

A sentença foi proferida pela 122ª Zona Eleitoral de Guapé, com base em uma análise de documentos que apontaram problemas no registro da candidatura de Thiago. Entre os principais motivos que levaram à decisão está um processo político-administrativo de 2022, no qual Thiago foi condenado pela Câmara Municipal de Guapé.

Esse processo resultou em um decreto legislativo que cassou o mandato de Thiago, e sua elegibilidade para concorrer a cargos públicos é motivada por quebra de decoro.

Segundo a equipe jurídica de Pedro Simões, Thiago Câmara estaria inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa. A ação movida pela coligação de Pedro Simões destacou que, mesmo com o decreto legislativo em vigor, Thiago havia registrado sua candidatura, desrespeitando as normas eleitorais vigentes.

A Justiça Eleitoral, ao acolher os argumentos da ação, indeferiu a candidatura de Thiago até que o caso seja definitivamente julgado. A defesa de Thiago Câmara já sinalizou que pretende recorrer da decisão, buscando reverter a suspensão e retomar sua candidatura. No entanto, o recurso deve ser analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Com a proximidade das eleições e o indeferimento de Thiago Câmara, poderá haver uma reconfiguração do cenário eleitoral na cidade, com possíveis impactos tanto na estratégia dos candidatos quanto nas expectativas dos eleitores.

Enquanto Thiago aguarda decisão da Segunda Instância, segue a disputa pela prefeitura, que tem como oponentes o candidato Pedro Simões e o atual prefeito, Evandro de Oliveira, pela coligação “Um novo jeito de Governar”.