5 de outubro de 2024
Encontro foi uma oportunidade de tirar dúvidas e saber dos direitos que as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida têm durante o processo eleitoral./ foto: Divulgação
Carlos Renato
PASSOS – O Cartório Eleitoral de Passos promoveu na última terça-feira, 1º, uma palestra sobre acessibilidade nas eleições a usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Segundo o cartório, o encontro contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas com necessidades especiais.
De acordo com a coordenadora do Grupo de Acessibilidade, Beatriz Siqueira, o projeto surgiu após convite de uma presidente de seção que trabalha na entidade e que relatou sobre dificuldades enfrentadas nas eleições.
“O tribunal já tem essa preocupação em promover maior acessibilidade aos eleitores. Com esse projeto vamos ajudar essas pessoas que têm mobilidade reduzida, com orientações para essa parcela da população”, afirma.
Segundo a coordenadora, o projeto serve para levar informações sobre prioridades e preferências na fila de espera, direito ao acompanhante na cabine de votação, voto assistido e do fornecimento de seções com acessibilidade, além de assuntos sobre regularização de título de eleitor e importância do sigilo voto.
“Orientamos os alunos a cadastrarem para uma seção adequada às necessidades de cada um, para vir ao cartório e solicitar a mudança para uma seção ou um local de votação com acessibilidade”, disse.
“O encontro foi muito importante porque muitos não sabiam que podiam levar um acompanhante de confiança no momento da votação e que podem habilitar áudio por fone de ouvido, por exemplo”, ressalta.
Para a estagiária e integrante do Grupo de Acessibilidade Heloise Carmo, a palestra foi muito produtiva e os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas que tinham sobre o processo eleitoral.
“Orientamos ainda sobre quais documentos necessários que devem portar na eleição, sobre a importância da figura dos agentes de acessibilidade, que pela primeira vez estarão em todos os locais de votação em Passos, com o objetivo de orientar e atender esses eleitores, dentre outros assuntos”, destaca.
“Todos estavam bastante engajados. Inclusive, durante a semana realizaram uma votação simulada para que eles possam estar mais preparados amanhã”, lembrou Heloise.
Segundo ela, o voto deve para ser igual para todos. “Não adianta eles terem o direito de tirar o título e chegar no momento de exercer o voto não terem o devido acesso às seções. Não basta apenas integrar essas pessoas na sociedade. Devemos também incluí-las, oferecendo a elas a mesma oportunidade que todas as outras pessoas têm”, afirma. A intenção da Justiça Eleitoral em Passos é mantem esse projeto após a eleição.
Carro adaptado
A Justiça Eleitoral deve disponibilizar neste domingo, 6, um carro adaptado e especializado para o transporte de eleitores com deficiência ou mobilizada reduzida.
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Passos, Alexandre Araújo, qualquer eleitor pode solicitar o serviço neste domingo, 6, diretamente pelo cartório ou pelos agentes de acessibilidade que estarão nos 35 locais de votação no município.
Conforme reforçou Alexandre, o veículo conta com um fisioterapeuta. “Nas outras eleições era apenas um carro normal, com o motorista. Por que a necessidade desse profissional? Para adequadamente deslocar o eleitor com deficiência e que utiliza a cadeira de rodas, para dentro desse veículo”, explicou.
Alexandre informou ainda que uma ambulância estará de prontidão no fórum, caso algum eleitor ou mesário necessitar de atendimento médico durante o período de votação.